Reta final: ViaMobilidade recebe 32º composição da Alstom para as linhas 8 e 9

Trem foi recepcionado no pátio Presidente Altino nesta sexta-feira, 16, e será montado para iniciar fase de testes
ViaMobilidade recebeu o 32º novo trem (ViaMobilidade)
ViaMobilidade recebeu o 32º novo trem (ViaMobilidade)

A ViaMobilidade está na reta final de completar sua encomenda de trens. Nesta sexta-feira, 16, a concessionária das linhas 8 e 9 recebeu o seu 32º novo trem da Série 8900.

A operadora encomendou 36 novas composições da fabricante francesa Alstom que está produzindo os trens em território nacional na planta de Taubaté, interior de São Paulo.

Atualmente 25 trens estão em operação nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. A maioria das composições é vista principalmente no trecho entre Osasco e Mendes-Vila Natal.

A compra dos novos trens é um dos investimentos de maior relevância da concessão e permitirão uma renovação considerável da frota de trens metropolitanos.

Composições da Série 8900 operam principalmente na Linha 9-Esmeralda (Jean Carlos)
Composições da Série 8900 operam principalmente na Linha 9-Esmeralda (Jean Carlos)

Atualmente a concessionária opera com frota mista entre trens próprios e composições cedidas pelas CPTM. O processo de devolução está ocorrendo de forma gradual, porém, com atrasos.

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O novo trem deverá ser montado, testado e após certificação da fabricante, liberado para a operação comercial.

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6 comments
  1. Em pouco menos de 3 anos vão ser entregues todos os 36 trens. Apesar do atraso, acho que foi em tempo recorde.

    1. Não foi. A CPTM comprou mais de 150 trens, sendo que entregou mais que o dobro em menos de 5 anos do que da concessionaria, principalmente as séries 8500 e 9500 que foram 65 trens.

      Além disso, essa frota é inferior a série 2500 que já conta com painel digital, enquanto esse ai é só mapa dinâmico, enfim deve ser o mais barato….kkkkkkkkk

      1. Renato, a entrega das Série 85000 e 9500 foi um grande fracasso para as fabricantes. CAF e Rotem conseguiram levar o dobro do estimado em contrato para entregar os trens. CAF e Rotem prometeram entregar os trens em 35 meses mas levaram 69 meses (Rotem) e 74 meses (CAF). A Rotem foi multada em R$ 4,27 milhões e a CAF em R$ 8,37 milhões pelo estado.

        Depois desses atrasos, as fábricas da CAF e Rotem ficaram ociosas e não fabricaram mais nenhum trem até hoje, deixando um grande prejuízo para as empresas. Enquanto a CAF apela para aluguel da Série 8000 e contratos de manutenção para a CPTM, a Rotem nem isso possui (o fracasso da Rotem em fornecer trens para a CPTM foi fator determinante para a Vale optar por uma empresa chinesa em detrimento da empresa coreana para fornecer novos carros de passageiros). Isso significa que temos mais fábricas de trens no país do que demanda para novos trens. Se CAF e Rotem fechassem essa fábricas, ninguém iria perceber.

        Enquanto isso, a Alstom mantém uma carteira de clientes consistente e baixa ociosidade e ainda exporta seus trens.

  2. P que precisa agora, pra ontem, é ter o tempo de espera do metrô !!! Isso tem que acontecer rapidamente !!

    1. Isso n vai acontecer tão cedo, no mínimo 1 anos de instalações até os testes dinâmicos, e mais um ano ou na pior hipótese anos até botarem pra rodar

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