A Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo atingiu seu novo recorde de transporte de passageiros em um único dia na quinta-feira, 15 de agosto.
Nesse dia, o ramal de monotrilho atendeu 139 mil usuários, superando a marca anterior, obtida em maio deste ano (138 mil usuários/dia).
Segundo o Metrô, o volume mais elevado é fruto das mudanças operacionais adotadas na estação Vila Prudente, onde há a interligação com a Linha 2-Verde.
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Anteriormente, a companhia realizava embarques e desembarques no mesmo lado da plataforma, com o trem chegando e partindo da mesma posição.
Graças ao novo aparelho de mudança de via instalado após a estação, os trens da Linha 15 podem atender de ambos os lados da plataforma.
A nova configuração permite, portanto, que usuários desembarquem de um lado e embarquem na plataforma oposta, facilitando o fluxo, que também é beneficiado por novas escadas instaladas na transferência entre os dois ramais.
Operação automática teve início
Além do recorde, a Linha 15-Prata também registrou outro marco, o início da operação no padrão GoA4, ou seja, com os trens funcionando 100% de forma automática.
O primeiro dia de operação assistida foi neste domingo, 18, onde os operadores ainda estiveram presentes dentro do trem, mas sem agirem – apenas como observadores e preparados para assumir a condução em caso de algum imprevisto.
Segundo a companhia, a operação UTO (Unattended Train Operation, Operação com Trem sem Condutor) ocorreu sem registro de intercorrências.
Monitoramento remoto de manuntemção
“Para suportar a operação UTO, o Metrô implementou um novo Posto de Supervisão do Tráfego no Centro de Controle da Linha 15-Prata (CC15). Esse posto permite o monitoramento remoto e em tempo real de todas as funcionalidades essenciais dos trens, assegurando que qualquer falha ou anomalia seja rapidamente identificada e corrigida”, explicou o Metrô.
O sistema de sinalização CBTC, usado na linhas, permite o acesso a informações detalhadas sobre os trens, incluindo o estado das baterias, ar-condicionado, portas, pneus, e sistemas de comunicação, garantindo uma operação segura e confiável.
Outra mudança conceitual foi a transferência do posto de manutenção da Linha 15 para o Centro de Controle de Manutenção (CCM) localizado no Pátio Jabaquara. “Agora, a Linha 15 integra a estratégia de manutenção das demais linhas do Metrô, com todos os dados dos trens sendo transmitidos em tempo real e analisados para prever e prevenir falhas, garantindo que a operação ocorra sem interrupções”, diz ainda a companhia.
O CCM trabalha com duas tecnologias, o Módulo Data Logger (MDL) e a Plataforma de Monitoramento de Ativos (PMA), que permitem monitorar os trens e sistemas em operação em tempo real e agir de forma preventiva em caso de chance de alguma pane.
Mesmo recebendo migalhas do governo privatista de direita, o metrô ainda consegue planejar e entregar uma operação melhor que a da VIA PORCALIDADE…
Imaginei se a estatal fosse valorizada e fortalecida, como ocorre no Japão com a JR Japan, por exemplo….
Vai melhorar muito a operação da linha, visto que. as grandes falhas que ali ocorreram foram causadas pelos operadores ….
Enquanto isso o sindicato quer retroceder, na real, sindicato só sabe fazer isso né…
Se algum dia for parar nas mãos da CCR, aí podem esperar o recorde também, só que negativo.
Tipo a linha 4 ? Rs
Esta linha foi projetada para chegar a 500,000 usuarios/dia e, pelo menos por enquanto, é uma grande piada em movimento de passageiros, passados vários anos de funcionamento! vamos ver o que vem pela frente nos próximos anos? quem viver verá!
ué não entendi, a culpa e do modal se ele foi projetado pra levar “x” e as pessoas ainda não aderiram?!?! tinham é que criar uma campanha para mostrar pra população que o negócio é seguro, diferente de uma galera aí que quer colocar medo e ver a linha definhar visando ganhos próprios. Povo precisa reconhecer o potencial dos modais de média capacidade principalmente numa cidade como São Paulo gigantesca como é. Ficar nessa ou é ônibus ou metrô pesado somente não dá mais!
139 mil diários
parabéns Linha 15
só faltam 261mil pra atingir os 400 mil previstos para o trecho
“SUCESSOOOOOOO”
Agora é ficar de olho, a linha 15 já vinha com pouquíssimas falhas, dando a impressão do metrô ter pegado a mão da operação do modal, que lembremos, é totalmente novo. Trazer a automação da linha promete coisas boas é avanço e não retrocesso. Nos ensaios da manobra atual na vila prudente quando estavam em automático era claro que o trem retornava mais rápido a estação. Teve caso registrado em vídeo inclusive que por causa dos atrasados-apressados o trem na plataforma demorou a sair e o outro saiu do track switch e ficou paradinho esperando o trem a frente sair da plataforma, isso totalmente em automático sem uma alma viva comandando os trens. Eles tinham e que pensar em aumentar a plataforma do monotrilho pois do jeito que tá vai ficar cada vez pior pra embarcar e desembarcar em horários de pico.