Governo confirma que Linha 10-Turquesa ficará com os trens mais velhos da CPTM

Em entrevista, chefe da pasta de Parcerias em Investimentos, afirmou que composições mais novas serão repassadas para a futura concessionária das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade
Série 2500
Série 2500 (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

Durante a entrevista ao Pod nos Trilhos, da Revista Ferroviária, o secretário de Parcerias em Investimentos (SPI), Rafael Benini, confirmou que o governo do estado pretende repassar os trens mais novos da CPTM à futura concessionária que assumir as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.

Segundo Benini, o plano é que a operadora privada possa utilizar essas composições por mais tempo antes que seja preciso estudar uma possível aquisição de material rodante novo. Seriam ao todo 103 trens.

Nesse cenário, sobraram para a Linha 10-Turquesa os trens mais antigos hoje em operação na CPTM. A informação já havia sido revelada pelos primeiros documentos da audiência pública, realizada em junho.

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Composição da Série 8500 na estação João Dias
Composição da Série 8500 na estação João Dias (Diego Silva)

O secretário justificou a estratégica ao afirmar que não faria sentido segurar os trens mais novos com a CPTM já que a Linha 10 também será leiloda dentro de um pacote que inclui a futura Linha 14-Ônix.

“Antes na 8 e 9, eu joguei para 11, 12 e 13, agora eu não tenho mais para onde ‘jogar'”, disse.

Benini espera que a concessionária possa estender o uso desses trens que por projeto podem rodar por 40 anos. Mas, caso seja preciso uma renovação, o contrato prevê o investimento contingente, em que o estado e o parceiro privado discutem em comum acordo realizar a compra de mais unidades.

A CPTM tem atualmente 181 composições, sendo que 78 delas estão nas linhas 11, 12 e 13. Outra parte está sendo devolvida pela ViaMobilidade até o começo de 2025.

Trem da Série 7000 está entre os mais antigos hoje na CPTM
Trem da Série 7000 está entre os mais antigos hoje na CPTM

Destes, os trens mais novos são os oito Série 2500 fabricados na China e que rodam na Linha 13-Jade, seguido pelos 35 trens da Série 8500, fornecidos pela CAF.

Há ainda a numerosa frota da Série 8000, também da CAF, que são operados por meio de uma PPP com a empresa CTrens, e nove Série 9000, produzidos pela Alstom, e alguns Série 7000 e 7500.

As composições mais antigas ainda em uso são alguns Série 2000 e 2070, mas elas deverão ser retiradas de serviço num futuro breve.

Sobre a Linha 10, Benini ainda disse que a concessão do ramal deverá incluir a compra de trens novos.

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13 comments
  1. Assumir concessões no Brasil (especialmente em São Paulo) é mamata! Ta pra existir um modo de reprodução do capital mais fácil e seguro do que esse!

    1. Tarcísio segue “doando” aos empresários o patrimônio público de São Paulo…
      O ente privado não precisa pagar nada, tem lucro certo e o prejuízo é sempre do estado…
      Privatização só precariza o transporte público 👍🏻

      1. Você sabe a diferença entre bens públicos de USO COMUM e de USO ESPECIAL, conforme o artigo 140 do Código Civil??

        Os trens, trilhos, estações e outras partes da infraestrutura não são de propriedade do “povo paulista”, mas sim do Governo do Estado de São Paulo. Tal como uma propriedade particular, o governo tem todo o direito de vender ou alugar seus bens quando julgar necessário, sem pedir autorização de seus usuários.

        Continue acreditando que os governos (independente de capitalismo ou comunismo) representam o povo. Faz bem pros negócios dos políticos.

  2. Vai conceder com trens novos e ainda assim a iniciativa privada vai abocanhar a maior parte do preço da passagem.

    Enfim, ao menos de consolação fica a esperança que o entreguista do Tarcísio não consiga alienar nossa querida Linha 10 – Turquesa. Um salve pra geral de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

  3. Sinceramente não soa como a melhor escolha. Explico.

    As linhas 12, 12 e 13 são as que transportam mais usuários. É sem sombra de dúvidas a que possui maior potencial arrecadatório para uma futura concessionária. Aí você vai, deixa ainda melhor o que já era bom e, deixa os trens mais antigos para um dos ramais que possui menor demanda (quando comparado aos demais), que ainda terá uma linha de metrô em partes concorrendo (isso se vingar a ideia da Linha 20 – Rosa começar pelo ABC, o que acho que não será atrativo) e ai você vai colocar para a concessionária comprar novos trens e construir um novo ramal. Realmente para alguém se interessar por essa concessão Linha 10 e 14 tem que receber uma contrapartida muito boa!

  4. Aqui é um paraíso para as concessionárias hein? Contratão com blindagem, festança de aporte financeiro e o patrimônio público de presente pras empresas. Deixa os trens novos pra eles e fica com a sucata. Tarcísio é um paizão mês pras empresas privadas. Privatização total dos lucros e estatização total dos prejuízos.

  5. A Justiça Eleitoral precisa cassar o título de quem faz draminha com trem série 7000!

    A Cia. do Metrô opera com trem reformado fabricado em 1972! Os velhos Budd/Mafersa simplesmente passaram por cirurgia plástica e um banho de tinta, e continuam sendo máquinas extremamente confiáveis e sem qualquer previsão de aposentadoria, graças ao excelente padrão de manutenção da estatal.

    Um trem 7000, com exceção da largura das portas e das passagens entre carros, são EXATAMENTE iguais aos modelos mais novos, como 2500/8500/9500 e os Alstom da ViaMobilidade. É só passar numa bela revisão geral nível F que essa série voltará a brilhar como nova!

    1. kkkkkkkk o 7000 tá caindo aos pedaços, mesmo tendo só 16 anos. Seu comentário é típico de quem não é usuário e só aparece pra defender empresa privada. O trem pode ser relativamente novo, mas se estiver em mau estado, perde a utilidade em pouco tempo. É bem fácil de entender isso.

  6. Como pode alguém dizer que não existe pesquisas de demanda, si possui números detalhadíssimos que constam as trinta estações mais movimentadas do Metrô SP, como obviamente as estações Hub liderando, e doze estações que o metrô projetou e construiu e continuam com demanda baixa (abaixo de 15 mil embarques diários), sendo seis na Linha-5 publicada em 3/24, em que prevalece a alta pendularidade, da mesma forma a falácia que o Serviço-710 possui pouca importância!?
    Por estes dados fica comprovado que Pesquisas de Demandas e Satisfação dos usuários do sistema de trilhos, bem como Origem / Destino existem sim, e que por serem totalmente negativas para as atuais intenções governamentais só não são divulgadas para encobrir todas estas falcatruas e concessões mirabolantes manipuladas e descabidas começando pelas linhas melhores dando prioridade a um TIC em prejuízo aos Trens Metropolitanos com sérios prejuízos para o Estado e a mobilidade da população patrocinadas pelo forasteiro fanfarrão.

    Linhas mais movimentadas da CPTM de SP, em embarques diários no mês de julho de 2024*
    1º – Linha 11-Coral: 515,6 mil
    2º – Linha 9-Esmeralda: 451,9 mil
    3º – Linha 7-Rubi: 386,4 mil
    4º – Linha 10-Turquesa: 352,4 mil
    5º – Linha 8-Diamante: 305,7 mil
    6º – Linha 12-Safira: 249,7 mil
    7º – Linha 13-Jade: 22,7 mil
    Por conta destes dados pode-se concluir que o atual Serviço-710 que é a soma da Linha 7-Rubi: 386,4 mil + Linha 10-Turquesa: 352,4 mil transporta 738,8 mil pas. dia, portanto é o verdadeiro campeão em mobilidade beneficiando todas as linhas inclusive da ViaMobilidade, é uma insensatez extingui-los!
    *Média de passageiros contabilizada em dias úteis no mês de julho de 2024

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