Tatuzão da Linha 2-Verde será comandado por uma mulher pela primeira vez

Tuneladora Cora Coralina será operado pela engenheira civil Sherry Romanholi, que faz parte da equipe que se divide em três turnos nas escavações de túneis
Sherry Romanholi
Sherry Romanholi

A tuneladora Cora Coralina é a maior do gênero já utilizada na América Latina, com diâmetro de quase 11,7 metros, mas a máquina que monta dos túneis da extensão da Linha 2-Verde também terão em breve outro fato inédito.

Pela primeira vez uma mulher estará no comando do tatuzão. Sherry Romanholi, engenheira civil nascida em Suzano, irá operar o enorme equipamento, informou o governo do estado.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Sherry Romanholi na cabine da tuneladora
Sherry Romanholi na cabine da tuneladora

“Conheci a máquina em situações do dia a dia. Para pilotar, há outros processos fora da máquina. Precisamos conhecer cada parte dela, a parte da lubrificação e os tipos de graxa… Preciso saber como tudo funciona”, disse ela.

Sonho que virou realidade em menos de dois anos

Sherry trabalha no consórcio responsável pelas escavações com a tuneladora há um ano e 10 meses e acompanhou a chegada e montagem do equipamento, que foi fabricado na China pela CREG.

Painel do Tatuzão da Linha 2
Painel do Tatuzão da Linha 2

Foi o contato com “Cora Coralina” que fez a engenheira civil almejar comandá-la um dia. Com experiência em engenharia mecânica, elétrica e civil, ela será escalada para ser a controladora do equipamento com 100 metros de comprimento e 500 toneladas de peso.

“O que eu mais gosto é quando está correndo tudo bem. A gente trabalha para que tenha segurança e para que a máquina e o túnel fiquem estáveis”, disse.

Atualmente a tuneladora se encontra a caminho da futura estação Santa Clara após deixar Anália Franco em agosto.

Corpo da estação Anália Franco da Linha 2-Verde
Corpo da estação Anália Franco da Linha 2-Verde
Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
5 comments
  1. Vejam só, noticias da Linha 2 verde. Sumiu dia holofotes assim que o governo demonstrou incompetência atrasando em mais 1 ano o término da 1a parte até Vila Formosa ( 4 estações e apenas 4 kms). Não se fala mais do andamento das obras, situação das estações e perfuração. A principal notícia da obra é que uma mulher vai operar o tatuzão, com zero surpresas já que não falta competência para tal. A surpresa é, pq demorou tanto.

    Responder moderated
      1. Mas a obra já atrasou 2 anos do prazo inicial.

        A tal ação dos moradores paralisou a liberação do poço de emboque no Complexo Rapadura por alguns meses (MENOS de 1 ano).

        Além disso, sequer ainda ocorreu a licitação dos trens. Então, o que adiantaria entregar a 1ª fase, antes de 2027, sem praticamente nenhum trem?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Leonardo Ribeiro, secretário nacional do transporte ferroviário (Câmara dos Deputados)

Secretário Nacional de Transporte Ferroviário confirma presença na 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

Next Post
50 anos de operação do Metrô (Jean Carlos)

Metrô e trens serão gratuitos nas eleições do dia 6 de outubro em São Paulo

Related Posts