Estação Guaianases ganhará escadas rolantes e o maior bicicletário da CPTM

Parada será contemplada com quatro escadas rolantes novas e um mega biciletário com 1.030 vagas. Projeto é orçado em R$ 16,5 milhões
Novo Bicicletário em Guainases (CPTM)
Novo Bicicletário em Guaianases (CPTM)

A CPTM publicou nesta quarta-feira, 28, a licitação para execução de obras civis para implantação de bicicletário e escadas rolantes na Estação Guaianases, da Linha 11-Coral.

A implantação de escadas rolantes é uma demanda antiga dos passageiros que utilizam a estação que é uma das mais movimentadas do sistema gerido pela CPTM, transportando diariamente 75 mil passageiros.

Novo Bicicletário em Guaianases (CPTM)
Novo Bicicletário em Guaianases (CPTM)

O projeto

A proposta de melhorias na Estação Guaianases contempla a substituição de quatro escadas fixas por escadas rolantes. As estruturas atuais serão demolidas para a implantação dos novos equipamentos.

As mudanças nas escadas fixas deverão requerer mudanças na sinalização tátil. Escadas nas pontas das plataformas deverão ser implantadas, facilitando a evacuação ou a recepção de passageiros em casos atípicos.

A estação também será contemplada com um amplo bicicletário previsto para ser o maior de toda a rede de transporte sobre trilhos com 1.030 vagas. Atualmente Suzano detém o recorde com 576 vagas. O serviço é gratuito.

Anexo ao bicicletário será implantada uma área comercial  com 53 m² que poderá ser fonte de receita extra tarifária para a empresa.

Bicicletário e áreas comerciais (CPTM)
Bicicletário e áreas comerciais (CPTM)

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Valor e prazo

O custo do projeto é orçado em R$ 16,8 milhões e tem previsão de ser executado em 36 meses. A data da audiência pública para o processamento da licitação está marcado para o dia 20 de setembro

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
3 comments
  1. matéria ótima,e uma notícia excelente para os passageiros dessa estação,a mais movimentada da L11,necessita urgente de escadas rolantes e o bicicletário vai facilitar a vida de quem mora próximo e quiser ir de bike,a estação Antônio Gianetti tbm poderiam dar uma atenção e colocar pelo menos uma escada rolante de cada lado, espaço tem, é só questão de estudo e investimento.

  2. o comentário de Luh Santos é realmente interessante a estação Giannetti parou no tempo com bancos da década de 80 mas o que é mais urgente é a questão da acessibilidade

  3. Passou e muito da hora de reformar a estação ANTONIO JOÃO da linha 8 da CPTM ! prometeram umas 10x esta reforma nos ultimos 15 anos mas nada acontece e a estação parece da idade da pedra, do tempo do desenho dos Flintstones ! uma vergonha para a CPTM, para o estado de São Paulo e, agora, também para a via Mobilidade que nada fez para melhorar esta estação!!!

Comments are closed.

Previous Post
Área do Pátio Brás, da CPTM

Investimento no pátio Brás da CPTM é retirado de obrigações da ViaMobilidade

Next Post
Projeção preliminar da estação Oscar Freire, da Linha 16-Violeta

Opinião: Linha 16-Violeta em obras de 2026 só em sonho

Related Posts