A ViaMobilidade, operadora da Linha 5-Lilás de metrô, realizou a união da estrutura metálica da parte norte da expansão da Estação Santo Amaro.
Há praticamente três anos atrás a concessionária fracassou na tentativa de construir a expansão, culminando na queda da estrutura metálica no Rio Pinheiros.
A nova empresa contratada para o serviço, a EGTC Infra, realizou melhorias nos métodos de trabalho e vem imprimindo avanços consistentes. O projeto de expansão praticamente se manteve com a mesma concepção funcional.
Em vez de utilizar o método de balanço sucessivo para construir a estrutura central, foi adotado o método “Strand Jack” onde um dispositivo hidráulico iça as cargas. Este método é aplicado quando os guindastes possuem restrições de uso.
O método foi aplicado com a passarela central pré-montada apoiada em uma estrutura flutuante. Após atingir o nível adequado foi realizada a fixação do elemento na estrutura principal.
Os trabalhos devem avançar com a construção do steel deck e posterior acabamento.
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A expansão da Estação Santo Amaro é a maior obra da concessão da Linha 5-Lilás e deverá aliviar o fluxo de pessoas, dado o aumento do uso da integração com a Linha 9-Esmeralda.