Linha 6-Laranja começa a ganhar base para trilhos e estrutura aérea de energia

Ramal de metrô de 15 km construído pela Acciona deverá iniciar operação em pouco mais de dois anos e já vê a via permanente tomando forma
Via permanente, onde são instalados os trilhos, começa a tomar forma na Linha 6-Laranja
Via permanente, onde são instalados os trilhos, começa a tomar forma na Linha 6-Laranja (Reprodução)

A Acciona, construtora responsável pela implantação da Linha 6-Laranja de metrô e principal sócia da concessionária LinhaUni, deu início à concretagem da base onde será instalada a via permanente (trilhos) do ramal.

Imagens mostram um trecho dos túneis escavados pelos tatuzões já com a base concretada e em processo de finalização. O local não pode ser determinado, embora tudo indica ser no trecho sul.

Além disso, já é possível notar as primeiras estruturas metálicas de suporte para a rede aérea de energia que alimentará os trens da Alstom.

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Estruturas metálicas de suporte à rede aérea de energia
Estruturas metálicas de suporte à rede aérea de energia (Reprodução)

Ao contrário das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô, que usam o terceiro trilho, a Linha 6-Laranja fará uso de catenárias para receber eletricidade. É um esquema semelhante ao adotado nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás.

O início da preparação para instalar os trilhos do ramal significa que a Acciona está de fato abastecendo o Tatuzão Sul com aduelas de concreto recebidas no VSE Pacaembu.

Isso pode ser notado pela ausência de tubulações que nos túneis, que apoiam o trabalho da tuneladora. Apenas a esteira para retirada de material escavado permanece funcionando para descarga no VSE Tietê.

Estação Água Branca
Estação Água Branca: local será única ligação da Linha 6 com o resto da rede na primeira fase (LinhaUni)

O plano da LinhaUni é iniciar operação de um trecho entre Brasilândia e Perdizes em outubro de 2026. A primeira etapa terá conexão com a malha metroferroviária em Água Branca, a princípio apenas com a Linha 7-Rubi.

A TIC Trens, concessionária que vai assumir o ramal de trem metropolitano da CPTM, terá de criar uma ligação não tarifada para que os passageiros de ambos os ramais possam realizar a transferência. No futuro, a Linha 8-Diamante também compartilhará a ligação.

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6 comments
  1. Nenhuma previsão para a construção da Agua Branca da L6 e L7? A TIC Trens não tem feito nenhum comunicado sobre?…

    1. a estação água branca , da L6 tá pronta o bruto dela faz mais parte de perfumaria . já no tic trens ela ainda não assumiu nem a L7 para operação tem que conseguir todas licenças para unificação da água branca 8 e 7

    1. Parece que encontraram uma caneta BIC e uma fita cassete nas escavações. Deve atrasar um pouco mais.

      1. É impressionante o que um monte de porcaria velha pode atrapalhar a evolução do ser humano. 99% de população não está um pingo preocupado com o que vão desenterrar na praça 14 bis. Ainda se fosse um avião do Santos Dumont, ainda vá lá.

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