O Metrô e a BYD SkyRail, responsável pelo contrato de sistemas da Linha 17-Ouro, revisaram as “datas-marco”, um cronograma que prevê a finalização de vários itens do serviço.
A mudança foi necessária para atualizar, por exemplo, a entrega dos 14 trens de monotrilho que estão sendo fabricados na China e cuja primeira unidade chegou ao Brasil em junho.
O cronograma, que já havia sido alterado no primeiro aditivo em virtude de 170 dias em que o contrato foi paralisado pela Justiça, previa que as composições fossem entregues dentro de um prazo de 1.220 após a assinatura da primeira ordem de serviço.
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O contrato entre o Metrô e a BYD foi assinado em 27 de abril de 2020, mas a data exata da assinatura da ordem de serviço não é tornada pública pela companhia.
Normalmente ela ocorre até 30 dias após a rubrica do contrato, o que significaria que os 14 trens deveriam ter sido entregues até por volta de setembro do ano passado.
Como se sabe, esse prazo não foi cumprido, em meio a atrasos que afetaram as obras civis e outras dificuldades alegadas como a impossibilidade de equipes do Metrô entrarem na China, ainda na época em que a Covid limitava o acesso ao país.
Comissionamento no último trimestre de 2025
No cronograma revisado assinado em 30 de agosto, o primeiro trem M01 aparece com um prazo de entrega de 1.496 dias o que, estipularia a data de 1º de julho de 2024, caso a ordem de serviço tenha sido emitida exatamente um mês após a assinatura do contrato.
A previsão bate com a chegada do trem ao porto de Santos, mas mostra um certo atraso em virtude do desembaraço e planejamento para seu traslado até o Pátio Água Espraiada.
Nesse cenário estimado pelo site ocorreria a entrega de um segundo trem no final do ano e os 12 restantes, entre janeiro e agosto do ano que vem, enviados em duplas, segundo planejou o Metrô.
O comissionamento das 14 composições, ou seja, quando eles serão liberados para operação comercial, deve ocorrer em meados do 4º trimestre de 2025.
A projeção de datas parece em linha com a meta do governo do estado de inaugurar a Linha 17-Ouro até junho de 2026.
Começaram os atrasos…daqui para 2026 muuuita coisa vai acontecer.
2030 talvez seja uma data coerente para essa linha estar funcionando e atendendo a população.
Começaram? Essa linha é só atrasos desde que surgiu.
Essa linha está 10 anos atrasado, um ano mais ou não, não faz mais diferença a esse ponto.
Ué, mas Tarcísio não tá fazendo um bom governo ?? Não seria ele igual aos seus antecessores, ou é melhor ?? eu acho que é exatamente igual, um enganador dos paulistas !! olha como está aquele trem de guarulhos que vai levar os viajantes para os terminais 1, 2 e3 ?? Nunca me enganou esse sujeito que o povo do interior de SP, o fez ganhar em 2022 !!!
está tudo correndo conforme planejado apesar dos atrasos judiciais e da torcida contra, já ligaram energia de alta tensão entre as linhas 5 e 17, já estão fazendo a instalação dos trilhos de energia, já estão fazendo telhados e acabamentos nas estações, já estão instalando as portas de vidro das plataformas.
uma pena ver que mesmo com avanços reais, alguns torcem contra São Paulo.
O People Mover de Guarulhos é de responsabilidade do GRUAirport a empresa responsável pelo Aeroporto de Guarulhos e o governo estadual não tem nada haver com isso.
Pessoal, saibam ler a matéria. O que ela indica é que, pela entrega do primeiro trem, aparentemente a liberação da linha está de acordo com a data estimada para a entrega do último trem.
pô mas aí tbm é normal, a obra atrasou pra caramba e teve vários realocação, e pra q tá tá pressa na entrega desse trem? chegar esse ano vai adiantar de q? o pátio tá longe de ficar pronto (sendo otimista, fica pra metade do próximo ano), pessoa treta com cada coisa, “atraso ” na entrega dos trens é o de menos