A EMTU inicia a partir do dia 9 de setembro o comissionamento operacional do Trecho 2 do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista.
Segundo comunicado da empresa, o processo se dará no trecho entre as estações Conselheiro Nébias e Valongo, na região central de Santos.
O processo de comissionamento deverá avaliar as condições da via permanente e da rede aérea. Na primeira etapa será realizado o lançamento do fio de contato, ajustes de geometria e isolamento elétrico.
Na parte de via permanente as equipes deverão fazer verificação do gabarito dinâmico do trem, testes de carregamento, inspeção das vias e monitoramento de ruídos.
A previsão é que as atividades sejam realizadas até o dia 15 de setembro ao longo dos 8 km de extensão do novo trecho.
A partir de 16 de setembro os primeiros trens do VLT deverão passar pela região, das 10h às 15h sem passageiros embarcados.
Durante todo o período o estacionamento de veículos será proibido ao longo das vias do VLT. Os testes deverão ser utilizados para a obtenção da Licença e Operação a ser emitida pela CETESB.
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O Trecho 2 do VLT da Baixada Santista deverá iniciar sua operação comercial com passageiros a partir do primeiro semestre de 2025
Rapaz, demorou a construção dessa segunda fase. Espero que as próximas sejam muito mais rápidas.
Eu vi que em pouco tempo concluíram as obras de cruzamentos da Linha 02 do VLT com os trilhos do bonde no centro de Santos para que os bondes voltem a circular até o Monteserrat a partir da Estação Valongo da SPR. Será muito interessante observar o VLT cruzamento com o bonde em alguns pontos, um atrativo a mais em Santos, mas não sei se os trólebus da Linha 20 voltarão, espero que sim!
Essa fase é muito importante, espero que a Fase 3 até o Samaritá tenha menos percalços e ainda vou conferir isso de perto quando eu puder!
E as calçadas da conselheiro Nébias em torno do 515 destruídas, pelo visto continuarão assim…
Está aí um modal de transporte que para a nossa realidade do Brasil pode ser uma opção muito boa por ser mais barato, o Veículo Leve Sobre Trilhos.
É uma ótima opção para cidades menores, sendo melhor que ônibus urbanos, mais rápido e mais seguro. Espero que assim como Santos e outros exemplos, as cidades brasileiras vejam com bons olhos para novos projetos de VLT, que além de tudo é um modal que valoriza as regiões e promove uma requalificação urbana do entorno, assim como aconteceu com o VLT Carioca no Rio de Janeiro.