Primeiros trens deverão circular no Trecho 2 do VLT de Santos a partir de setembro

Equipes deverão realizar testes para o comissionamento das vias e da rede aérea. Primeiros veículos poderão percorrer trecho a partir do dia 16 de setembro, inicialmente sem passageiros
VLT da Baixada Santista
VLT da Baixada Santista (Jean Carlos)

A EMTU inicia a partir do dia 9 de setembro o comissionamento operacional do Trecho 2 do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista.

Segundo comunicado da empresa, o processo se dará no trecho entre as estações Conselheiro Nébias e Valongo, na região central de Santos.

O processo de comissionamento deverá avaliar as condições da via permanente e da rede aérea. Na primeira etapa será realizado o lançamento do fio de contato, ajustes de geometria e isolamento elétrico.

Implantação de rede aérea no VLT (EMTU)
Implantação de rede aérea no VLT (EMTU)

Na parte de via permanente as equipes deverão fazer verificação do gabarito dinâmico do trem, testes de carregamento, inspeção das vias e monitoramento de ruídos.

A previsão é que as atividades sejam realizadas até o dia 15 de setembro ao longo dos 8 km de extensão do novo trecho.

Estação Carvalho de Mendonça (EMTU)
Estação Carvalho de Mendonça (EMTU)

A partir de 16 de setembro os primeiros trens do VLT deverão passar pela região, das 10h às 15h sem passageiros embarcados.

Durante todo o período o estacionamento de veículos será proibido ao longo das vias do VLT. Os testes deverão ser utilizados para a obtenção da Licença e Operação a ser emitida pela CETESB.

Comunicação visual na estação (EMTU)
Comunicação visual na estação (EMTU)

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O Trecho 2 do VLT da Baixada Santista deverá iniciar sua operação comercial com passageiros a partir do primeiro semestre de 2025

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
4 comments
  1. Rapaz, demorou a construção dessa segunda fase. Espero que as próximas sejam muito mais rápidas.

  2. Eu vi que em pouco tempo concluíram as obras de cruzamentos da Linha 02 do VLT com os trilhos do bonde no centro de Santos para que os bondes voltem a circular até o Monteserrat a partir da Estação Valongo da SPR. Será muito interessante observar o VLT cruzamento com o bonde em alguns pontos, um atrativo a mais em Santos, mas não sei se os trólebus da Linha 20 voltarão, espero que sim!
    Essa fase é muito importante, espero que a Fase 3 até o Samaritá tenha menos percalços e ainda vou conferir isso de perto quando eu puder!

  3. Está aí um modal de transporte que para a nossa realidade do Brasil pode ser uma opção muito boa por ser mais barato, o Veículo Leve Sobre Trilhos.
    É uma ótima opção para cidades menores, sendo melhor que ônibus urbanos, mais rápido e mais seguro. Espero que assim como Santos e outros exemplos, as cidades brasileiras vejam com bons olhos para novos projetos de VLT, que além de tudo é um modal que valoriza as regiões e promove uma requalificação urbana do entorno, assim como aconteceu com o VLT Carioca no Rio de Janeiro.

Comments are closed.

Previous Post
Linha 15-Prata pode ser operada pela VIaMobilidade (Jean Carlos)

Linha 15-Prata passa a ter operação automatizada em todo final de semana

Next Post
ViaQuatro receberá indenização milionária (Jean Carlos)

Linha 4-Amarela terá operação parcial neste sábado, 7, a partir das 21h, e por todo o domingo, 8

Related Posts