A Linha 15-Prata, que comemorou recentemente 10 anos de operação, deverá receber mais melhorias ao longo de 2024 como o aumento da oferta de trens.
O ramal que atualmente liga a Estação Vila Prudente até Jardim Colonial está vendo sua demanda crescer dia a dia. O trecho já transporta em média 136 mil passageiros por dia e voltou a bater seu recorde em agosto, com 140 mil usuários.
Tendo em vista os grandes impactos na operação, o Metrô decidiu adotar estratégias e melhorias para facilitar o transporte nos horários de pico.
Uma das melhorias é a utilização da área de manobra a oeste de Vila Prudente. O que antes era apenas um teste agora já se tornou um procedimento de rotina na operação.
O aumento da oferta de trens foi outro ganho importante. Durante o horário de pico circulavam 17 composições com capacidade para 1.000 passageiros cada.
Com o aumento da demanda, a oferta de trens aumentou para 19 composições, ou seja, mais 2.000 lugares estão disponíveis no carrossel, segundo apurou o site.
No futuro estuda-se a inclusão de pelo menos um trem adicional, com uma operação de 20 trens no horário de pico. Isso deverá ser facilitado pela chegada em outubro do primeiro de 19 trens da Frota S, em fabricação na China.
O intervalo na Linha 15-Prata sofreu quatro reduções consecutivas chegando a 187 segundos. A velocidade média aumentou para 35Km/h. Com estes parâmetros a oferta de lugares no horário de pico chega a 19,2 mil passageiros/h/sentido.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
No futuro a Linha 15-Prata deverá receber expansões para Jacu Pêssego e Ipiranga. Para reforçar a oferta, a companhia está adquirindo 27 novas composições da Frota S que permitirão atender aos passageiros com maior eficiência.
Isto mostra que o monotrilho está sendo bem aceito pela população e só perde para o metrô. Deveriam fazer entrevistas com a população que mora no entorno do monotrilho para saber como o monotrilho melhorou a mobilidade e como também trouxe melhorias para a região. Infelizmente trocaram o monotrilho da linha 18 por um BRT que, provavelmente , daqui 20 anos vão lamentar esta decisão. É triste ver que nossos governantes não têm visão de longo prazo.
o Canal TV São Mateus já fez, dá uma pesquisada no YouTube
que bom a linha 15 vai precisar aumentar a oferta de trens com 3 novas estaçoes em construção a demanda vai aumentar ainda mais.Ipiranga vai carregar muita gente vibdo da linha 10.
✔️
E ainda há quem defenda BRT sobre monotrilho (sendo que o Expresso Tiradentes não renovou em nada o entorno do Tamanduateí, enquanto que a 18-Bronze poderia melhorar o entorno da Lauro Gomes).
O monotrilho anda com a operação muito boa nos últimos dias. Só acho que pela manhã eles poderiam fazer, com maior frequência, a inserção de trens vazios em estações estratégicas, tipo em Vila União, estação intermediaria entre São Mateus e Vila Prudente. Geralmente o monotrilho já passa muito cheio em Vila União, sendo que algumas vezes não é possível sequer entrar no vagão.
Isso vai ser possível com a chegada da frota S que vai dobrar o número de trens na linha 15.
A lógica seria quando a linha chegar na Cidade Tiradentes houvesse um loop Vila Prudente-São Mateus. Mas agora, acho que só quando chegar na Jacu mesmo.