A Linha 15-Prata, que comemorou recentemente 10 anos de operação, deverá receber mais melhorias ao longo de 2024 como o aumento da oferta de trens.
O ramal que atualmente liga a Estação Vila Prudente até Jardim Colonial está vendo sua demanda crescer dia a dia. O trecho já transporta em média 136 mil passageiros por dia e voltou a bater seu recorde em agosto, com 140 mil usuários.
Tendo em vista os grandes impactos na operação, o Metrô decidiu adotar estratégias e melhorias para facilitar o transporte nos horários de pico.
Uma das melhorias é a utilização da área de manobra a oeste de Vila Prudente. O que antes era apenas um teste agora já se tornou um procedimento de rotina na operação.
O aumento da oferta de trens foi outro ganho importante. Durante o horário de pico circulavam 17 composições com capacidade para 1.000 passageiros cada.
Com o aumento da demanda, a oferta de trens aumentou para 19 composições, ou seja, mais 2.000 lugares estão disponíveis no carrossel, segundo apurou o site.
No futuro estuda-se a inclusão de pelo menos um trem adicional, com uma operação de 20 trens no horário de pico. Isso deverá ser facilitado pela chegada em outubro do primeiro de 19 trens da Frota S, em fabricação na China.
O intervalo na Linha 15-Prata sofreu quatro reduções consecutivas chegando a 187 segundos. A velocidade média aumentou para 35Km/h. Com estes parâmetros a oferta de lugares no horário de pico chega a 19,2 mil passageiros/h/sentido.
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No futuro a Linha 15-Prata deverá receber expansões para Jacu Pêssego e Ipiranga. Para reforçar a oferta, a companhia está adquirindo 27 novas composições da Frota S que permitirão atender aos passageiros com maior eficiência.
Isto mostra que o monotrilho está sendo bem aceito pela população e só perde para o metrô. Deveriam fazer entrevistas com a população que mora no entorno do monotrilho para saber como o monotrilho melhorou a mobilidade e como também trouxe melhorias para a região. Infelizmente trocaram o monotrilho da linha 18 por um BRT que, provavelmente , daqui 20 anos vão lamentar esta decisão. É triste ver que nossos governantes não têm visão de longo prazo.
o Canal TV São Mateus já fez, dá uma pesquisada no YouTube
que bom a linha 15 vai precisar aumentar a oferta de trens com 3 novas estaçoes em construção a demanda vai aumentar ainda mais.Ipiranga vai carregar muita gente vibdo da linha 10.
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E ainda há quem defenda BRT sobre monotrilho (sendo que o Expresso Tiradentes não renovou em nada o entorno do Tamanduateí, enquanto que a 18-Bronze poderia melhorar o entorno da Lauro Gomes).
Mas o monotrilho em si nao melhorou o entorno, foi gasto um dinheirao no paisagismo.
Ja o Expresso Tiradentes foi inaugurado sem nunca ter tido o paisagismo feito – EMBORA PAISAGISMO FIZESSE PARTE DO PROJETO.
Ou seja, voce esta comparando um projeto implementado pela metade (expresso tiradentes) com um que sim foi concluido.
Uma rapida busca no google e vc encontra projecoes com expresso tiradentes com o paisagismo feito.
Claro q melhorou, parece q vc não conhece a região
A entrevista com os moradores
O monotrilho anda com a operação muito boa nos últimos dias. Só acho que pela manhã eles poderiam fazer, com maior frequência, a inserção de trens vazios em estações estratégicas, tipo em Vila União, estação intermediaria entre São Mateus e Vila Prudente. Geralmente o monotrilho já passa muito cheio em Vila União, sendo que algumas vezes não é possível sequer entrar no vagão.
Isso vai ser possível com a chegada da frota S que vai dobrar o número de trens na linha 15.
A lógica seria quando a linha chegar na Cidade Tiradentes houvesse um loop Vila Prudente-São Mateus. Mas agora, acho que só quando chegar na Jacu mesmo.
Atualmente, cumprindo-se pelo menos 90% das viagens programadas no horário de pico na Linha 15 (100% nunca cumprem mesmo em nenhuma linha), a lotação máxima (média) não passa de 4 pessoas/m². Isto já é cheio? Com certeza! Mas bem diferente de mais de 5 ou 6 por m².
O carregamento atual de passageiros na L15 não chega a 12 mil/hora/sentido.
Com a demanda aparentemente já estacionada na L15 neste momento (deve voltar a aumentar de modo um pouco mais significativo, claro, com as expansões a partir de 2027), então, mais trens no carrossel agora vão, provavelmente, dar mais conforto mesmo, literalmente.
Quem acha que a L15 está lotada, não imagina o que vai vir daqui a alguns anos na Linha 2 de superlotação (com, NO MÍNIMO, 6 por m² na melhor das hipóteses, talvez no trem que retornará de Anália Franco), já que a maior parte dos passageiros da L15 vai continuar dependente da L2, mesmo com a expansão para o Ipiranga.
Monotrilho é algo viável sim e é muito melhor do que qualquer BRT.
Deveriam planejar mais monotrilhos para a cidade (ainda mais agora com mais “know-how”), e não só pensar no “8 ou 80” (ou metrô convencional ou corredor de ônibus).
Uma linha de BRT (que nem saiu do papel ainda) que poderia estudar um possível monotrilho é o da Av. dos Bandeirantes (Vila Prudente—Vila Olímpia).
Sendo monotrilho, poderia ser feito entre a Estação Ipiranga (com conexão gratuita com as linhas 10 e 15) e a V. Olímpia, passando pelo terminal Sacomã (com conexão gratuita com a Linha 2–Verde).
Esta possível linha de monotrilho teria potencial para desafogar futuramente a Linha 2 do metrô.