Governo pede mais informações à Acciona sobre proposta da Linha 16-Violeta

Parecer técnico da Secretaria de Parcerias em Investimentos constatou que documentos iniciais carecem de dados técnicos, financeiros e comparativos
Linha 16-Violeta
Linha 16-Violeta

A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), avaliou a Manifestação de Interesse Privado (MIP) enviada pela Acciona envolvendo a Linha 16-Violeta do Metrô.

Em agosto a construtora espanhola propôs aprofundar estudos para implantar o ramal metroviário em uma versão inicial de 16 km e 16 estações com um traçado diferente para evitar concorrência com a Linha 6-Laranja,

Em parecer técnico, a secretaria concluiu que a Acciona atendeu aos requisitos para garantir que a linha tenha uma vida útil de 100 anos e possa ser concedida como uma Parceria Público-Privada (PPP).

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

No entanto, a equipe da SPI constatou que as informações fornecidas carecem “de maior detalhamento dos estudos/levantamentos que permitissem chegar nos resultados da modelagem simplificada apresentada”.

Traçado da Linha 16-Violeta sugerido pela Acciona (Jean Carlos)
Traçado da Linha 16-Violeta sugerido pela Acciona (Jean Carlos)

Também foi notada a ausência de indicação de parâmetros objetivos para comparar a eficiência com outras modalidades de contratação.

Por essas razões, o parecer técnico determinou que a empresa espanhola forneça mais detalhes “quanto aos estudos preliminares necessários em engenharia, ambiental e de desapropriação, com o objetivo de demonstrar a viabilidade técnica da parceria no caso concreto”.

O governo estadual solicita ainda que sejam incluídas mais premissas de receitas, demanda, modelo operacional, inputs e parâmetros de CAPEX (investimentos) e OPEX (operação).

“Após complementação pela proponente, o projeto pode prosseguir para análise final desta SPI”, diz o relatório emitido na segunda-feira, 2.

Trajeto da Linha 16-Violeta proposto pela Acciona
Trajeto da Linha 16-Violeta proposto pela Acciona

“Linha dos parques”

A Linha 16-Violeta surgiu por volta de 2018 como uma alternativa à extensão leste da Linha 6-Laranja. O Metrô, no entanto, criou um traçado diferente nas pontas, indo da estação Oscar Freire até Cidade Tiradentes na versão mais recente.

O ramal prevê importantes conexões com a malha sobre trilhos e pode equilibrar a demanda sobretudo na Zona Leste ao ser uma alternativa para passageiros que utilizarão as linhas 2-Verde e 15-Prata.

O traçado proposto pela Acciona também atenderá alguns parques importantes da cidade como o da Aclimação e o Ibirapuera a ponto de a atual gestão chamá-la de “Linha dos parques”.

Embora o governador Tarcísio tenha sugerido que o projeto pode começar a sair do papel em 2026 é pouco provável que isso ocorra, em vista da enorme quantidade de etapas e desafios que a Linha 16 ainda terá de enfrentar.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
5 comments
  1. Para completar a ‘linha dos parques”, a Estação Anália Franco, ficará bem próxima ao Parque Ceret, (cerca de 500 metros), que é um dos parques mais completos para recreação, hoje administado pela Prefeitura de São Paulo.

  2. Muita informação sobre a Linha 16 – Violeta recentemente mas a 19 – Celeste, que na teoria seria a próxima a sair, parece que foi esquecida.

  3. Lucas Rabelo parece quem tá mais adiantada nos estudos para sair do papel e a 22 . tá no último estudo para qual sistema implantar

  4. Enxergo tudo isso como um grande teatro. E quando chegar no final o governo vai abrir as pernas e fazer exatamente o que a concessionária quer.

    1. A concessionária quer construir uma linha de Metrô passando por regiões devidamente habitadas, populosas e de interesse, podendo ainda ser esticada até a região mais carente de transporte de Massa da cidade como foi planejado. Tem algum mal deixar fazer o que a Acciona quer? De todo jeito essa linha terá que ser construída um dia.

Comments are closed.

Previous Post
Trem Intrametropolitano de Baixada Santista será mapeado (GESP)

CPTM realizará mapeamento topográfico da “Linha J-TIM” em Santos e demais ramais

Next Post
Imóveis que darão lugar a um novo poço de ventilação da Linha 6

Linha 6-Laranja terá nova saída emergência na Rua da Consolação

Related Posts