A Secretaria de Parcerias em Investimentos está planejando novas concessões de linhas ferroviárias gerenciadas pela CPTM. Depois das linhas da zona leste o foco será a Linha 10-Turquesa e 14-Onix.
Um documento recentemente divulgado pela pasta revela alguns dos investimentos previstos para a futura concessão.
O documento, que tem caráter preliminar, cita a construção de uma nova estação. A Estação ABC/Pirelli está inclusa nos planos para a futura concessionária.
Também deverá ser delegada a construção da Estação Rio Grande da Serra, cujo projeto está em execução pela MRS Logística.
A Estação Mooca deverá ser construída pela MRS Logística enquanto a Estação Ipiranga deverá ser completamente reconstruída, promovendo integração com a Linha 15-Prata.
Ainda poderão ser contempladas as reformas de acessibilidade nas estações Santo André e Mauá. A CPTM ainda não publicou as licitações para a adequação destas estações, consideradas as mais importantes do ramal.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O traçado do ramal deverá ser revitalizado e modernizado. O governo estudo ainda uma possível interface com o Trem Intercidades São Paulo-Santos em fase de planejamento pelo governo.
Sabe que vai fazer tudo isso?
O estado!
E depois as concessionárias ganham tudo novinho para que seus lucros não sejam afetados
A via mobilidade até hj não concluiu a reforma em osasco
E nunca vai, n foi exigido em contrato, vai ficar pra sempre aquela plataforma fantasma
Uma piada a reconstrução da estação Ipiranga não ter sido incluída no escopo do contrato da estação da Linha 15. Uma estação velha e defasada vai receber uma demanda enorme de passageiros. Amadorismo total.
Concordo contigo, será possível que Governo do Estado, Metrô e CPTM não conversam entre si?
E a estação São Carlos, fica a cargo de quem?
O Governo do Estado não quer mais fazer nada. Quer empurrar todas as obras e melhorias para uma privatização. E ainda dão um aporte vultuoso de dinheiro público para convencer uma concessionária a arrematar no leilão pra fazer só a obrigação, ou nem isso. Quanto desespero da gestão atual!
Inadmissível a Estação Ipiranga da CPTM não estar inclusa na obra do Metrô. Amadorismo total.
Assim como tem feito regularmente os gestores anunciam e planejam uma benfeitoria no papel e realizam outras!?
Aquela escadaria da Estação Vila Prudente deveria estar com os dias contados para ser Terminal, hoje para alguém que tenha o entendimento do porque a engenharia fantasiou e não deu o prosseguimento de se fazer da Estação do Ipiranga um amplo Polo Intermodal uma vez que a linha que a MRV quer se apossar a “Segregação Sudeste” da CPTM possui o significado claro que todos aqueles projetos fantasiosos e melhorias mencionados sempre foram uma cortina de fumaça para iludir os incautos com promessas falaciosas de mobilidade e sim visava a implantação de uma nova via de trens de carga entre Brás e Rio Grande da Serra, e contrariando o cambalacho dos “planejadores” afeta e muito a operação da CPTM, pois já existe uma via central ociosa que vai de Mauá até o Brás.
Atualmente os critérios para estações metrô ferroviárias não estão levando em conta a pendularidade que englobarem as características de possuírem mais de uma linha em seu trajeto e por possuírem um fluxo e movimentação de mobilidade e integração muito acima de outras devem ter uma prioridade, esta Estação Ipiranga é um exemplo prático onde este conceito deveria ser aplicado.
Os problemas maiores do projeto são as questões da integração, funcionabilidade, acessibilidade e intermodalidade, comprovadamente inferiores lembrando ao que está sendo feito em Tamanduateí, pois não é que resolveram procrastinar de novo, e ainda não será desta vez e a população desfrutara daquele um amplo e moderno Polo Intermodal ou Terminal “Huber”, descongestionando a Linha 2-Verde e o Projeto de Intervenção Urbana (PIU) no Ipiranga unificado prometido com inumeráveis utilidades e englobava as terminações das Linhas 5-Lilás e 15-Prata com amplo acesso a ociosa linha central da CPTM