Próximo de concluir sua implantação, o sistema People Mover de transporte, que ligará o Aeroporto de Guarulhos à Linha 13-Jade da CPTM, passa por testes cada vez mais intensos.
Recentemente o consórcio AeroGRU estava na reta final de comissionamento dos dois primeiros veículos Aeromovel já entregues. Agora um desses trens com dois carros executou um teste de velocidade importante.
Segundo a Aerom, empresa que criou o sistema de transporte por propulsão pneumática, o Aeromovel atingiu a velocidade máxima de 57 km/h durante testes de aceleração na quinta-feira, 5.
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O marco ocorreu no mesmo dia em que o Secretário Nacional de Mobilidade, Denis Andia, visitou a obra em Guarulhos.
Capacidade para até 2.000 passageiros por hora em cada sentido
O People Mover do Aeroporto de Guarulhos será o segundo do tipo a funcionar no Brasil após o sistema pioneiro no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.
Ambos utilizam a tecnologia Aeromovel, criada pelo gaúcho Oskar Coester, um engenheiro egresso da VARIG. O sistema consiste em vias que possuem um túnel abaixo dos trilhos.
Nele ventiladores estacionários produzem pressão pneumática que empurram uma placa instalada abaixo do veículo e que movimenta o conjunto. Com isso evita-se que os trens sejam pesados além de emitirem ruído elevado.
O sistema de Guarulhos consiste em uma linha operacional de 2.700 metros, a maior parte dele em via singela (simples), mas com um trecho em via dupla onde está o by-pass, área onde os trens se cruzam em ambos os sentidos.
O plano é que dois veículos operem enquanto um terceiro servirá como reserva técnica. A viagem entre a estação Aeroporto Guarulhos e o Terminal 3 do aeroporto levará 6 minutos.
Cada trem pode transportar 200 passageiros e como serão feitas viagens a cada 6 minutos em cada direção, a capacidade de transporte é de 2.000 usuários por hora/sentido.
A inauguração da linha deve ocorrer até o final do ano, embora não exista ainda uma data exata.
qual será a velocidade média do sistema com lotação máxima?
e qual o nível de desgaste da placa sob o conjunto?
ansioso para usar o sistema e não depender mais do atual ônibus
2000 usuário por hora por sentido me parece pouco para o aeroporto mais movimentado do Brasil. Tudo bem que poucas pessoas fazem o trânsito Inter-terminais porém se as pessoas passarem a usar mais o trem da CPTMZ como transporte para chegar ao aeroporto, a demanda pode ser bem maior que os 2k/hora
Se mantiverem os ônibus como complemento do sistema, dá conta tranquilamente.
Aí pra aumentar a demanda da Linha 13, depende unicamente da CPTM, uma hora de intervalo no Expresso Aeroporto é complicado, a maioria acaba indo de Uber ou de Airport Bus Service mesmo. E baldear para o Brás e Engenheiro Gourlart com bagagens é nada atrativo também. Há muito que pode melhorar, e espero que o projeto para diminuir o intervalo do Expresso para 30 minutos se estabeleça o quanto antes.