Após mais de dois meses parado no Porto de Santos, o primeiro trem da Linha 17-Ouro finalmente será levado ao Pátio Água Espraiada, em São Paulo.
O Metrô conseguiu a liberação da composição e iniciará o transporte das cinco carretas com os vagões a partir das 18 horas deste sábado, 7. A previsão é que o comboio chegue à capital às 6 horas do domingo, 8.
Segundo a companhia, cada carro pesa 16 toneladas e será transportado por um caminhão. Outros três veículos pesados serão usados para levar os “gangways”, conexões entre os vagões.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O percurso de Santos até a Zona Sul de São Paul tem cerca de 70 km de extensão, mas a velocidade média será baixa em virtude da complexidade da operação. Serão mobilizados 40 profissionais para o trabalho.
“Após a chegada no Água Espraiada, será iniciado o processo de montagem do trem que pode levar até 30 dias, para depois começar os testes estáticos e dinâmicos nas vias já construídas no Pátio”, explicou o Metrô.
O Metrô encomendou 14 trens à BYD SkyRail, que são fabricados na China e enviados por navio ao Brasil.
O primeiro trem deixou um porto próximo a Xangai em maio a bordo de um navio que aportou em Santos em 30 de junho.
A segunda composição chegará ainda em 2024 e os 12 restantes, até outubro de 2025. A previsão é que o ramal começa a funcionar até o final de junho de 2026.
que bom que as obras estão andando no ritmo esperado, estava na hora