Linha 6: Tatuzão Sul chegará a estação Higienópolis-Mackenzie em questão de horas

Linha Uni confirmou ao site que passagem por baixo da Linha 4-Amarela foi feita com sucesso. Próximo trecho a ser escavado está em discussão
Tatuzão Sul no VSE Pacaembu (Redes sociais)
Tatuzão Sul no VSE Pacaembu (Redes sociais)

A Linha Uni, responsável pela construção e futura operação da Linha 6-Laranja, informou ao site que a passagem do Tatuzão Sul por baixo da Linha 4-Amarela, no último fim de semana foi concluída com sucesso.

O equipamento deve chegar a estação Higienópolis-Mackenzie ainda esta semana. Após atingir os limites da futura estação, a tuneladora “Maria Leopoldina” ficará estacionada para manutenção antes de retomar os trabalhos.

A próxima etapa, que prevê a passagem pela estação 14 Bis-Saracura, ainda é incerta já que está com apenas com 10% de obras concluídas.

O atraso se deve a materiais arqueológicos encontrados no terreno que impossibilitam o avanço das obras.

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Canteiro de obras da estação 14 Bis-Saracura: bairro pode ficar sem Linha 6 (Linha Uni)
Canteiro de obras da estação 14 Bis-Saracura: bairro pode ficar sem Linha 6 (Linha Uni)

Questionada, a Linha Uni disse que “apresentou um programa de aceleração das obras, que, dentre algumas atividades, contempla a passagem pela Estação 14 Bis-Saracura. Estas questões estão sendo negociadas junto ao Iphan e ao poder concedente”.

Uma possibilidade seria que a tuneladora siga direto até a estação Bela Vista, instalando os aneis de concreto onde ficarão as plataformas de 14 Bis.

Posteriormente,  com a escavação da vala, essas estruturas seriam retiradas em um processo semelhante ao que ocorreu na estação Campo Belo da Linha 5-Lilás.

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7 comments
  1. Melhor passar direto pela estaçao 14bis q esta atrasada e depois estudar uma um acesso por tunel como na interligaçao com a estaçao Sao Joaquim. A populaçao em geral nao pode ficar prejudicada por tanto tempo depois de um investimento tão caro nesse equipamento importantíssimo de mobilidade urbana.

  2. Passa reto essa tuneladora gente, depois derruba os túneis, imagino que vai sair muito mais barato para a empresa do que paralisar tudo e atrasar ainda mais.

    1. O problema de derrubar os túneis é que tem que paralisar a linha inteira para fazer isso sem acontecer algum acidente grave.

  3. Essa “burrocracia” causada pelo Iphan com certeza é causada por razões políticas uma vez que os partidos do governo federal e estadual são antagônicos fruto de uma forte polarização política que o Brasil enfreta nesses últimos anos.

    1. Sem dúvidas é questão política, o presidente do IPHAN é o Leandro Grass, um dos principais nomes da esquerda no DF e que foi humilhado na última eleição para governador do DF e aí colocaram ele no IPHAN para não ficar sem cargo

  4. A tuneladora vai ficar parada uns dois meses pra manuntençao tem um vse depois de HigiMack que esta escavado.iphan ja falou que nao tem autorizaçao nenhuma pra dar falaram pra radio bandeirantes o problema deve ser outro e esta sendo ocultado.a tuneladora norte esta proxima da estação Maristela? so vai chegar na Brasilandia em 2025 mesmo?

  5. Então meu amigo Cleber, mas se passar direto por 14 bis não vai paralizar a linha pq ela nem estára em funcionamento. Inclusive essa técnica já foi usada na linha 5 Lilás na epoca da sua construção, pode procurar as fotos no site do metrô.

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