A ViaMobilidade, operadora da Linha 5-Lilás de metrô, foi multada pela Secretaria de Parcerias em Investimentos devido a um descarrilamento ocorrido no ramal que liga Capão Redondo a Chácara Klabin.
Segundo despacho publicado nesta terça-feira, 9, a Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões (CMCP) autuou a concessionária devido ao descarrilamento do trem 520 (Frota P).
O descarrilamento é considerado uma falta grave, prevista dentro do contrato de concessão, e passível de punição por multa. O termo de fiscalização do descarrilamento é datado de 2021.
A ViaMobilidade apresentou recurso contra a punição, mas o mesmo foi indeferido pelo secretário Rafael Benini, dirigente da SPI.
Desta forma a concessionária deverá realizar o pagamento de multa no valor de R$ 40 mil. Nesta decisão não cabe recurso, dado que as instâncias administrativas foram esgotadas.
O valor contrasta com a multa aplicada à ViaQuatro em virtude da abertura indevida de portas de plataforma. A concessionária “irmã” da ViaMobilidade terá de pagar R$ 600 mil pela falha.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O contrato de concessão firmado com a operadora estabelece regras importantes sobre operação, manutenção e jurídico que devem ser seguidas para que se mantenha um nível admissível de qualidade.
Achei o valor muito baixo, a ViaQuatro vai pagar 15 vezes mais por uma simples falha nas PSDs, sei que cada contrato é diferente mas achei muito estranho…
Simples falha de psd…. Em uma linha que opera sem cabine? É uma falha MUITO grave
A concessionária vai de fato pagar essa multa, efetivamente e financeiramente???
Ou será que tal multa será convertida em “novos investimentos futuros”, como tem sido praxe em casos assim???
A concessionária vai de fato pagar essa multa, efetivamente e financeiramente???
Ou será que tal multa será convertida em “novos investimentos futuros”, como tem sido praxe em casos assim???
Só para inglês ver.
Muito, mas muito grave, tanto o descarrilamento quando a circulação de trem com porta aberta… pelo andar da carruagem, já já alguém morre usando as linhas privadas.