O Metrô BH, operadora do sistema ferroviário da região metropolitana de Belo Horizonte, implantou um sistema que possibilita a visualização da posição dos trens em tempo real.
A concessionária, que faz parte do Grupo Comporte, empresa que tem participação de 60% na TIC Trens, está ampliando seu sistema de informação aos passageiros para as 96 telas dispostas em suas 19 estações.
A localização dos trens em tempo real já pode ser acompanhada pelo site da operadora, que mostra a posição dos trens, número da composição, tempo estimado de espera e inclusive se o trem tem ar-condicionado.
A proposta da empresa visa trazer maior previsibilidade às viagens dos passageiros, de forma que seja possível se programar, antecipando roteiros e tornando os deslocamentos mais eficientes.
As melhorias são acompanhadas pelo serviço de rede wireless nas estações e de modernização das modalidades de pagamento.
Comparativo
Em relação a São Paulo, o sistema adotado pelo Metrô BH possui vantagens, como por exemplo, ter a posição do trem em tempo real.
Nas estações do Metrô e em algumas da CPTM é possível ver o tempo de espera apenas do próximo trem, enquanto em BH é possível ver a previsão para as próximas três composições.
O avanço do ITS (Sistemas de Transporte Inteligente) no setor metroferroviário contribuem positivamente para a adesão de novos passageiros ao sistema sobre trilhos, trazendo uma experiência de viagem com mais confiabilidade e previsibilidade.
Eis uma nova e útil opção que deveria ser estudada em outros locais.