A entrega da estação Varginha da Linha 9-Esmeralda pode estar próxima, de acordo com o relato de uma executiva da empresa responsável pela obra.
Segundo ela, a nova estação está em “fase final de pré operação”, passando por um check-list antes da entrega à CPTM, que coordena o empreendimento, mas não vai operá-la, tarefa da concessionária ViaMobilidade.
As obras da futura estação se arrastam há vários anos e ganharam velocidade somente em tempos recentes. Porém, a inauguração acabou postergada em inúmeras ocasiões.
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A gestão anterior prometia a operação assistida em 2022, mas o governo atual parece ter mudado de ideia e decidido concluir etapas deixadas de lado anteriormente.
Entre elas estão a conclusão da área de manobras ao sul e a construção da entrada oeste da estação, que não havia sido iniciada até pouco tempo atrás.
Esse trabalho prossegue, mas o acesso não deverá ficar pronto tão cedo. Já a extensão onde há um estacionamento de trens parecia perto de ser finalizada, o que já permitiria uma operação mais eficiente, mesmo que assistida.
Acréscimo de 1,8 km de trilhos
Outro aspecto que pode ter influenciado na falta de pressa em abrir Varginha é a frota de trens da ViaMobilidade.
A empresa tem passado por problemas para gerir as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda enquanto recebe os 36 trens da Série 8900, encomendados junto à Alstom. As entregas estão na reta final, mas é preciso comissionar as composições.
Com trens suficientes, a inaugução de Varginha poderia ser feita com mais tranquilidade. A concessionária também realizou obras na subestação de Dutra, que deve fornecer mais energia ao sistema.
A abertura da estação Varginha acrescentará cerca de 1,8 km à rede sobre trilhos de São Paulo, que não cresce desde a inauguração de Vila Sônia e Jardim Colonial, em dezembro de 2021.
Depois dela, a malha metroferroviária provavelmente só deverá voltar a ser expandida no primeiro semestre de 2026, com a inauguração da Linha 17-Ouro,
será que agora é verdade pq já são várias promessas furada a 10 anos de promessa será que este ano de eleição as coisas vão funcionar de verdade pq a população do extremo sul já sofre vários anos de ver este trem funcionar de verdade ano de eleição tudo acontece pode ser que agora vai
Antes da abertura da Linha 17, temos a extensão da Linha 11 – Coral para Palmeiras – Barra Funda.
Mas não acrescenta nenhum km na malha
Por enquanto, sim. Já que teremos uma nova linha chegando na Barra Funda. o problema é que esses 3km adicionados na 11, futuramente serão perdidos na 7. Mas enquanto ambas estiverem operando no trecho Luz- Barra Funda, é um acréscimo.
e verdade que inaugura agora em setembro/24?
Acho um escândalo a lentidão extrema dessa obra e seu acabamento pobre das estruturas como essa estação de lata. Nesse ritmo de trabalho e burocrático que temos aqui, alguém consegue acreditar no Brasil fazendo uma linha de trem-bala algum dia??
Impossível, é gritante que não temos competência para isso.
Em matéria neste site de 10/9/24 “Governo prevê ‘prejuízo’ com operadoras privadas de trens entre 2026 e 2028”!?
Lá o atual secretário Benini admitiu o óbvio, que já está ocorrendo atualmente, que inclusive já havia sido previsto por este site em anos passados entre outros que recursos oriundos das tarifas e câmara de compensação não seriam suficientes para cobrir os crescentes rombos financeiros que o Estado deveriam às concessionárias.
Malandramente enquanto postergava a reforma da Estação Ipiranga da CPTM, manipulava recursos para obras como esta das concessionárias que por sua vez colocavam altas verbas em publicidades pagas enganosas em Rádio, TV’s e Revistas especializadas para iludir os mal informados!
Porém de acordo com dados fornecidos pelo Ministério da Fazenda, via Lei de Acesso à Informação (LAI), esta já é a verdadeira situação financeira atual e não futura, quando o governador deixará o Estado, em péssima situação financeira e ainda segundo o portal “Metrópoles”, na liderança ascendente como maior devedor está São Paulo, com cerca de R$ 280,8 bilhões, que corresponde a 1/3 das dívidas totais estaduais com União, seguido do Rio de Janeiro, com R$ 160 bilhões, Minas Gerais, R$ 147,9 bilhões, e Rio Grande do Sul, R$ 95,2 bilhões.
Lembrando que a arrecadação paulista corresponde a 1/3 do total da União.
Se o governo não bobear, em 2026 teremos a inauguração de estações da linha 15, da linha 17, da linha 2 e da lunha 6. Além da finalização do Rodoanel trecho Norte. Isso mudará radicalmente a mobilidade, trânsito, poluição, deslocamentos dentro da cidade de São Paulo.