Estação Júlio Prestes será desativada, anunciou governo

Histórica gare no centro de São Paulo será transformada em espaço cultural e memorial ferroviário. Atualmente apenas a Linha 8-Diamante utiliza local
Estação Júlio Prestes (Jean Carlos)
Estação Júlio Prestes (Jean Carlos)

A histórica estação Júlio Prestes, um dos marcos arquitetônicos de São Paulo, será desativada, anunciou o governo do estado.

O local será transformado em um espaço cultural e memorial ferroviário, disse a gestão estadual.

A decisão envolve um projeto mais amplo que prevê a implantação do Parque do Moinho, onde hoje está a favela de mesmo nome. Também será construída a Estação Bom Retiro na região para atender a Linha 11-Coral e o Expresso Aeroporto, hoje operados pela CPTM.

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Estação foi concluída em 1937
Estação foi concluída em 1938

Atualmente apenas a Linha 8-Diamante utiliza a gare, erguida em 1926 pela Estrada de Ferro Sorocabana. Com a mudança, o ramal operado pela ViaMobilidade deixará de percorrer o trecho Barra Funda-Júlio Prestes.

Concluída em 1938, a estação teve parte de suas instalações convertida para outros fins como abrigar a Sala São Paulo, onde são realizados concertos de música.

A estação perdeu demanda desde o fim dos trens regionais e a falta de uma conexão gratuita com Luz tornou o local pouco atraente.

Estação Júlio Prestes após as reformas (ViaMobilidade)
Estação Júlio Prestes após as reformas (ViaMobilidade)

Em julho, por exemplo, a média diária de usuários foi de apenas 3.260 pessoas – a estação Palmeiras-Barra Funda teve um movimento 25 vezes maior.

Recentemente a ViaMobilidade anunciou uma reforma da estação que inclui restauro e obras de acessibilidade.

A passarela metálica da estação, implantada pela Fepasa, deverá ser removida. A retirada desse item fará com que a estação retorne às suas características originais.

Plataformas da Estação Júlio Prestes (Jean Carlos)
Plataformas da Estação Júlio Prestes (Jean Carlos)
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18 comments
  1. Tarcísio abandonara a estação Júlio Prestes.
    Ele nem deve saber onde fica. Seria mais fácil uma ligação subterrânea entre Luz e Júlio Prestes e uma operação Pinheiros – Júlio Prestes nos horários de pico.

  2. estava demorando pra esse governador miserável mostrar pra quê ele veio de verdade: destruir o patrimônio público paulista e transformar são Paulo numa versão carioca.
    Lá no Rio foi a mesma coisa na estação Barão de Mauá, hoje abandonada às moscas.

  3. Achei corretíssima esta decisão, que á anos estava nos planos da CPTM, e sobre a ligação subterrânea Júlio Prestes-Luz, parece que não será possível, devido ao tombamento da própria estação Júlio Prestes, sendo que este tipo de obra irá interferir na estrutura do prédio.

    Além do mais, esta estação não foi projetada para terminal de trens metropolitanos e sim para trens regionais e inter-regionais.

    Na minha opinião, acho que deveriam construir a estação Bom Retiro nas mesmas dimensões da estação Barra Funda com um túnel de integração com as linhas 1 e 4 do metrô a fim de substituir a estação da Luz, que também não foi projetada para trens metropolitanos.

    1. Não faz sentido, pois a estação da Luz também é tombada e tem acesso ao metrô. Nada impede que seja construído um acesso subterrâneo à Luz.
      Falta é vontade política. Pois será uma obrigação contratual a menos para a Via Mobilidade. A estação é histórica, grande e não vale a pena para a empresa manter. Então joga no colo do governo, no colo do estado. A tendência então passa a ser deixar a estação abandonada. Duvida? Tenho um exemplo no RJ.

      https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/bom-dia-rio/video/a-estacao-de-trem-da-leopoldina-um-patrimonio-cultural-do-rio-de-janeiro-esta-abandonada-11363017.ghtml

      1. A parte tombada da estação da Luz não tem capacidade para receber mais passageiros, por isso a ligação com Júlio Prestes não é feita.

        O maior problema da estação Julio Prestes não é a estação em si mas a via férrea com curvas estreitas que liga a estação ao resto da linha 8. Não há espaço para corrigir o traçado da via sem obras caras e grandes desapropriações.

  4. Boa oportunidade para iniciarem o projeto de extensão subterrânea da Linha 8, pós Bom Retiro, subterrânea, indo de Julio Prestes a São Bernardo e Diadema, passando pela plataforma abandonada de Pedro II e pegando o eixo da Via Anchieta já em elevado. Será sucesso de demanda!!

  5. A Estação Júlio Prestes sempre foi negligenciada pelo governo estadual em detrimento da Estação da Luz. Agora que Viamobilidade está reformando seria uma oportunidade de torná-la mais útil pois estará a poucos metros da nova sede do governo estadual. Em vez disso se utilizaram dessas obras para fechar de vez.

  6. Acho que é uma boa decisão, pois ninguém quer usar essa estação devido ao “problema de saúde de moradores de rua” nos entornos dela há anos, se é que você me entende.

    Se não for para construir um túnel ligando com a Luz, então que acabe a Linha 8 em Bom Retiro mesmo.

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