Metrô cobra ressarcimento por prejuízos na modernização de 25 trens para a Frota K

Consórcio MTTrens foi multado no valor de R$ 26 milhões por não ter cumprido cláusulas do contrato relativas a correção de problemas nas composições
Frota K do Metrô de São Paulo (Jean Carlos)
Frota K do Metrô de São Paulo (Jean Carlos)

O Metrô de São Paulo cobrará uma multa do Consórcio MTTrens responsável pela modernização da Frota C (Cobrasma), que foi convertida na Frota K.

Segundo informação divulgada nesta quinta-feira, 26, o consórcio formado pelas empresas MPE, Temoinsa e TTrans (falida), deverá pagar uma penalidade de R$ 26,7 milhões por “prejuízos causados”.

Punição para o Consórcio MTTrens (DOE)
Punição para o Consórcio MTTrens (DOE)

Segundo o Metrô, a penalidade aplicada se deve a infrações constantes na lei 8.666/97 art. 67 com a seguinte redação:

“Art. 69.  O contratado é obrigado a reparar, corrigir, remover, reconstruir ou substituir, às suas expensas, no total ou em parte, o objeto do contrato em que se verificarem vícios, defeitos ou incorreções resultantes da execução ou de materiais empregados.”

O Metrô também alega como justificativa para a penalidade o não cumprimento das cláusulas 14.7 e 20.4 do contrato de modernização dos trens que delega às empresas as correções dos defeitos de projeto e fornecimento de peças.

Clausulas do contrato descumpridas (CMSP)
Clausulas do contrato descumpridas (CMSP)

Frota problemática

Os trens da Frota K durante bastante tempo foram considerados bastante problemática. Defeitos de fabricação e a má qualidade dos serviços de modernização já causaram, inclusive, falhas como abertura de portas no lado oposto de plataformas.

A maioria das falhas críticas já não faz mais parte da rotina de operação destes trens no dia a dia da Linha 3-Vermelha.

Contrato de modernização de 25 trens da Frota C (CMSP)
Contrato de modernização de 25 trens da Frota C (CMSP)

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Em setembro de 2021, o contrato com o Consórcio MTTrens foi rompido unilateralmente pelo Metrô. O serviço para modernização de 25 trens da Frota C foi firmado em abril de 2009 ao custo de R$ 427,7 milhões, o equivalente a R$ 1 bilhão nos dias de hoje.

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7 comments
  1. A maioria das falhas críticas fazem sim parte da rotina de operação destes trens, já que diariamente a linha 3 apresenta várias falhas relacionadas a problemas nas composições, que são anunciadas nos trens e estações, mas não são divulgadas oficialmente pelo metrô e, quando são, divulgam como sendo falhas de 2, 3 minutos, mas que na verdade duraram muito mais tempo e já geraram enormes transtornos. Quem utilizou a linha terça-feira, dia 24 de setembro, sabe muito bem do que estou falando, o metrô divulgou uma falha as 16:29, informando que estavam trabalhando para a normalização e as 18:00 o problema persistia e em muitos carros o ar condicionado estava desligado. Com as constantes falhas nos trens acontece a mesma coisa, a linha 3 atualmente é sem sombras de dúvidas a linha que mais apresenta falhas no sistema de trilhos de São Paulo.

  2. Comentei há pouco sobre as constantes falhas relacionadas a trens na linha 3 vermelha, eis que recebo essa notificaçao:

    Velocidade Reduzida

    Devido à Falha no trem na estação SANTA CECÍLIA, circulação com velocidade reduzida e maior tempo de parada. Estamos trabalhando para a normalização.

    Data da Ocorrência: 26/09/2024 17:30
    Última Atualização: 26/09/2024 17:34

    Não me resta dúvidas sobre em qual série foi essa falha.

  3. Do que adianta cobrar indenização se não vão pagar? Deveriam ter pensado nisso na época em que tiveram essa ideia absurda de reformar trens já em decomposição…

    1. Em decomposicao?
      criticara. Reforma ok, mas os trens estavam em otimo estado qd sairam para reforma.
      Ta treinando pra substituir o datena?

  4. Trens novos sairia bem mais barato… porém muita gente encheu os bolsos com essas reformas inimagináveis em países de primeiro mundo 🌎
    Resultado: trens com falha e o povo se fudend0.

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