A ViaMobilidade, concessionária das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, está realizando a reforma da Estação Júlio Prestes. As obras já dão sinais de avanços.
O site foi até a estação inicial da Linha 8-Diamante e encontrou diversas mudanças já realizadas, além de um corpo de profissionais trabalhando em diversas frentes.
O primeiro ponto a se destacar é a pintura que a estação vem recebendo na parte interna. Na parede norte da estação estão sendo aplicados tons de amarelo e rosé. As grandes janelas estão sendo restauradas.
Outro ponto de destaque é o avanço da pintura das estruturas metálicas que fazem a sustentação do teto. A cor escolhida, após sondagem cromática nas estruturas, foi um tom vermelho escuro próximo do marrom. Os trabalhos se situam principalmente na fachada sul.
Ao mesmo tempo, algumas equipes realizam a demolição das estruturas não originais da estação. Em algumas áreas, partes originais estão sendo demolidas através de técnicas especiais.
Tais técnicas consistem principalmente na preservação dos tijolos que deverão ser reutilizados na obra.
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Cabe lembrar que não é a primeira vez que a estação Júlio Prestes passa por restauro. A obrigação faz parte do contrato de concessão firmado junto à ViaMobilidade.
Caramba, parece que estão realizando uma boa reforma hein? Restaurando a originalidade para essa sobrevivente da Sorocabana.
O que eram essas estruturas nas laterais que estão sendo demolidas?
Restauração mais do que bem vinda, parece que esta ficando legal mesmo.
E tomara que esqueçam daquela ideia ridícula de desativar a estação.
Tá ficando perfeita, parabéns pra ViaMobilidade!
Se não me engano essa “tinta vermelha” é só um fundo preparador para aço, depois vão pintar de cinza mesmo.
Só é uma pena que o túnel interligando com a Luz é inviável (ainda tenho dúvidas sobre isso).
Parabéns a Via mobilidade e ao governo do estado pelas obras que estão tocando nas linhas 8/9. São Paulo agradece a todos os envolvidos.
Ai que lindo!
mano… eu to feliz pra krl de ver esse restauro andando!
Vira e mexe eu passo por la pra andar pela estação e pelo complexo e em um mes de obra ja esta evoluindo super bem!
Na minha opinião deveriam levar a linha 8 para barra funda (ou então tirarem do papel a estação bom retiro/campos elísios ) e usar a estação Júlio Prestes como ponto de partida para os trens regionais tanto campinas quanto Sorocaba isso iria dar uma revigorada na estação, além de ser um incentivo pro governo (municipal/estadual) reestruturar o centro histórico
Neste caso não, o vermelho é mesmo a cor original que foi encontrada nas prospecções. Porém, a cor definitiva ainda está em discussão junto aos órgãos de preservação, uma vez que a estrutura passou maior parte da história pintada de prata.
Por dentro ficará muito boa, o problema será por fora, principalmente na Alameda Cleaveland, a não ser que coloquem uma vigilância permanente 24 horas por dia que é o que deveriam fazer para evitar pichações, é acabar de restaurar e os vândalos sujos picharem as paredes de novo! É melhor que tanto na Praça Júlio Prestes como na alameda até a ponta norte da estação haja essa vigilância permanente, porque aí o trabalho de restauro vai compensar sempre e tem que fazer funcionar também chafariz da Praça Júlio Prestes com iluminação cênica como em 1999, quando da inauguração da Sala São Paulo e eu estive lá à noite ainda, por incrível que pareça estava tão bonito tudo que deu até sensação de segurança numa área perigosa!
Excelente trabalho!
Uma grande, histórica e belíssima estação voltando à sua beleza original, e já plenamente operacional e bem no Centro de São Paulo!
Com uma grande demanda ao seu redor, só precisa de mais acessos práticos e bem pensados, os quais só dependem de uma dose de vontade e de boa engenharia:
– Um acesso em túnel a partir da rua Ribeiro de Lima, em pleno Bom Retiro.
– E pra conectar com a Luz, uma curta e singela linha interna em VLT, pela margem sul da faixa ferroviaria ex-RFFSA, entre a lateral da gare Júlio Prestes e os baixos do viaduto Couto Magalhães (na ponta oeste da Luz) – e existe espaço pra isso. As duas estações ficariam plenamente conectadas e já por dentro da área paga, complementando uma à outra e operando de maneira unificada.
Um VLT pra conectar 1 km?