Qual é o ranking das linhas de trens metropolitanos mais movimentadas de São Paulo? É possível encontrar essa resposta numa pesquisa na internet, porém, você irá se deparar com dados imprecisos e confusos.
Para trazer clareza ao assunto, este site obteve com exclusividade informações precisa sobre a demanda de passageiros nas sete linhas de trens urbanos que operam no estado.
Os dados são do primeiro semestre de 2024 e oferecem um panorama bastante revelador sobre como o movimento nas estações tem variado após a pandemia do Covid-19.
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Embora os ramais que lideram sejam conhecidos, houve uma mudança importante em relação a 2023, além de um crescimento muito grande de uma das linhas.
Confira a seguir o ranking real do setor:
1º – Linha 11-Coral – 78,5 milhões de passageiros (3,6%)
O ramal de trens que liga cidades como Mogi das Cruzes e Suzano, além do extremo leste da capital, ao centro é com boa margem o mais movimentado em 2024. Foram mais de 78,5 milhões de embarques, 2,8 milhões a mais do que no primeiro semestre de 2023.
A Linha 11 foi um dos ramais que mais rápido retomou níveis mais elevados de demanda após a pandemia. Ela responde por quase 23% do número de passageiros no sistema de trens urbanos.
2º – Linha 9-Esmeralda – 64,1 milhões de passageiros (2%)
A Linha 9 foi uma das que mais sofreu com a crise sanitária a partir de 2020, juntamente com as linhas 4-Amarela e 2-Verde. Com o trabalho remoto, boa parte dos seus usuários deixou de acessar o sistema em meio à passagem de bastão entre CPTM e a ViaMobilidade.
Além disso, o ramal teve um período conturbado na operação com inúmeras falhas. Ainda assim mantém um confortável 2º lugar entre as linhas mais movimentadas com crescimento de 2% no período.
3º – Linha 7-Rubi – 59,4 milhões de passageiros (4,9%)
Prestes a ser assumida pela concessionária TIC Trens, a Linha 7, que vai da Luz até Jundiaí, experimenta um bom crescimento este ano. Unido à Linha 10 pelo Serviço 710, o ramal tornou-se mais atraente ao público, que pode viajar sem troca de trens por um trajeto enorme.
Esse cenário, no entanto, vai mudar, assim que a CPTM repassar a linha à concessionária, que só poderá atender o trecho entre Jundiaí e Palmeiras-Barra Funda.
4º – Linha 10-Turquesa – 53,3 milhões de passageiros (6,2%)
A “irmã” da Linha 7 tem passado por um crescimento vigoroso no 1º semestre, com alta de 6,2% no número de passageiros. Desde que passou a contar com trens mais eficientes, além do Serviço 710, a Linha 10 tem se tornado uma opção interessante para muitas pessoas.
Em números absolutos, ela é a que mais viu o número de usuários crescer: um total de 3,1 milhões de passageiros a mais, que a fizeram superar a Linha 8 como a 4ª mais movimentada da rede de trens metropolitanos.
5º – Linha 8-Diamante – 49,9 milhões de passageiros (-0,5%)
Como citado acima, a Linha 8 perdeu o posto que tinha no ano passado, já então ameaçado. O ramal que atende a região oeste da Grande São Paulo é um caso único na rede sobre trilhos já que a demanda encolheu.
Foram 270 mil passageiros a menos entre o 1º semestre de 2023 e este ano. A ViaMobilidade tem tido problemas para operar, mas as falhas são menos frequentes ultimamente. Os novos trens da Série 8900 aos poucos estão sendo usados no ramal, mas por enquanto o quadro é preocupante.
6º – Linha 12-Safira – 37,5 milhões de passageiros (2,7%)
A Linha 12 experimentou um grande crescimento nos últimos anos, fruto de investimentos em sinalização e melhoria na infraestrutura de vias. O ramal também se beneficia em parte de ser um caminho da Linha 13 até o centro, o que exige uma operação mais eficiente.
Em 2024, a demanda não tem subido tanto, mantendo o ramal Safira bem longe do 5º lugar.
7º – Linha 13-Jade – 3,4 milhões de passageiros (14,7%)
A novata Linha 13-Jade também é a “nanica” da rede já que sua oferta de viagens e extensão operacional não permitem atender tanta gente. Ainda assim o ramal inaugurado em 2018 e que atende o Aeroporto de Guarulhos é o que mais cresce em percentual.
No primeiro semestre o movimento subiu quase 15%, com mais 433 mil passageiros embarcados no período. A participação da Linha 13, no entanto, é de apenas 1%. No futuro, com as expansões pretendidas, a situação deve mudar para melhor.
A linha turquesa carrega mais que a linha Diamante
que doidera
Pra ser sincero o carregamento da L8 e no horário de saída do pessoal da cacau show
A subutilização da linha 12 se deve ao fato de que a linha possui pessima conectividade com a malha, acabando numa estação lotada. e como a demanda detesta baldear toda hora ou em integrações longas, o pessoal prefere pegar ônibus.
Linha 8 diamante perdeu a frota padronizada 8000 com essa concessão, ficou com a maioria dos 7000 vindos da linha 12 onde o ar condicionado não funciona, etc. Vive sendo a segunda opção da viamobilidade em tudo, então isso ja era esperado e dito por nós em 2022.
A pandemia afetou a linha 8. A mera concessão não teve influência nos números.
O pós pandemia fez diminuir o número de alunos na Uninove Barra Funda, por exemplo. A desastrosa operação contra a Cracolândia derrubou as vendas na Santa Ifigênia, deixando a estação Julio Prestes cada vez mais vazia.
Esses são fatores que afetam a demanda da Linha 8.
E quando o serviço 710 acabar, aposto que a L10 voltará a cair.