A Linha 20-Rosa do Metrô, que deverá ligar a região de Santo André até Santa Marina, teve sua Licença Ambiental Prévia (LP) autorizada e emitida pela CETESB.
A liberação do empreendimento é um marco significativo para a implantação do ramal. O documento terá validade de cinco anos.
O objetivo da LP é atestar a viabilidade ambiental do empreendimento. Para isso, o Metrô precisou realizar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) mostrando os detalhes básicos do empreendimento.
Foram realizadas várias audiências públicas sobre a nova linha que se somam no processo de contribuição social para implantação do novo trecho.
Além da autorização concedida para a Linha 20-Rosa, o trecho oeste da Linha 2-Verde entre Vila Madalena e Cerro Corá também foi incluído
A partir deste momento o Metrô poderá se debruçar nos projetos básicos para obter, no futuro, a Licença de Instalação que será emitida para o início efetivo das obras.
A Linha 20-Rosa deverá ser construída a partir de Santo André, atingindo a estação Saúde da Linha 1-Azul.
O ramal deverá ser implantado através de uma Parceria Público-Privada. Cogita-se que a Linha 1-Azul seja concedida em conjunto como forma de garantir fundos para o novo trecho.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A segunda fase, entre Saúde e Santa Marina, seria construída posteriormente. O ramal incorpora em seu projeto a possibilidade de utilizar edifícios associados como fonte de geração de receitas, tornando o projeto mais atrativo para o setor privado.
Essa linha chegando somente a Saúde na 1ª fase é um erro. Apesar do cunho eleitoreiro em começar pelo ABC, entendo a “necessidade” de se priorizar esse trecho, mas a Linha deveria chegar ao mínimo em Moema, dividindo a distribuição dos passageiros entre as linhas 1 – Azul e 5 – Lilás
Ainda lastimando o não atendimento à Av Faria Lima inteira
Isso é bom pois vai desenvolver mais a região, pode esperar um adensamento maior e consequentemente um urbanismo melhor, que é exatamente o que a região precisa.
Discordo. Pois não está prevista nenhuma estação entre Fradique Coutinho e Tabapuã. Sendo assim, para essa região do Jardim, em praticamente nada muda ao trajeto proposto anteriormente. Enquanto à mobilidade, o prejuízo é grande.
Se a linha 20 não começar pelo ABC não sairá do papel, a verdade é essa
Eu ainda estou sem acreditar que esta linha não terá estações em toda extensão da Av Faria Lima como acontece na Av Paulista. A Av Faria tem calçadas bem largas iguais as da Av Paulista, por que não fazer estações com acessos nas calças iguais as da Av Paulista?
Essa linha chegando somente a Saúde na 1ª fase é um acerto.