CETESB autoriza Licença Prévia para Linha 20-Rosa, a primeira no ABC

Autorização tem duração de cinco anos e contemplará também a extensão oeste da Linha 2-Verde para Cerro Corá
Linha 20-Rosa tem projeto básico aprovado (Jean Calos)
Linha 20-Rosa tem projeto básico aprovado (Jean Calos)

A Linha 20-Rosa do Metrô, que deverá ligar a região de Santo André até Santa Marina, teve sua Licença Ambiental Prévia (LP) autorizada e emitida pela CETESB.

A liberação do empreendimento é um marco significativo para a implantação do ramal. O documento terá validade de cinco anos.

O objetivo da LP é atestar a viabilidade ambiental do empreendimento. Para isso, o Metrô precisou realizar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) mostrando os detalhes básicos do empreendimento.

Traçado final da Linha 20-Rosa (CMSP)
Traçado final da Linha 20-Rosa (CMSP)

Foram realizadas várias audiências públicas sobre a nova linha que se somam no processo de contribuição social para implantação do novo trecho.

Além da autorização concedida para a Linha 20-Rosa, o trecho oeste da Linha 2-Verde entre Vila Madalena e Cerro Corá também foi incluído

A partir deste momento o Metrô poderá se debruçar nos projetos básicos para obter, no futuro, a Licença de Instalação que será emitida para o início efetivo das obras.

A Linha 20-Rosa deverá ser construída a partir de Santo André, atingindo a estação Saúde da Linha 1-Azul.

Pátio Santa Marina da Linha 20-Rosa deverá explorar potencial imobiliário (CMSP)
Pátio Santa Marina da Linha 20-Rosa deverá explorar potencial imobiliário (CMSP)

O ramal deverá ser implantado através de uma Parceria Público-Privada. Cogita-se que a Linha 1-Azul seja concedida em conjunto como forma de garantir fundos para o novo trecho.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A segunda fase, entre Saúde e Santa Marina, seria construída posteriormente. O ramal incorpora em seu projeto a possibilidade de utilizar edifícios associados como fonte de geração de receitas, tornando o projeto mais atrativo para o setor privado.

Total
1
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
7 comments
  1. Essa linha chegando somente a Saúde na 1ª fase é um erro. Apesar do cunho eleitoreiro em começar pelo ABC, entendo a “necessidade” de se priorizar esse trecho, mas a Linha deveria chegar ao mínimo em Moema, dividindo a distribuição dos passageiros entre as linhas 1 – Azul e 5 – Lilás

    1. Isso é bom pois vai desenvolver mais a região, pode esperar um adensamento maior e consequentemente um urbanismo melhor, que é exatamente o que a região precisa.

      1. Discordo. Pois não está prevista nenhuma estação entre Fradique Coutinho e Tabapuã. Sendo assim, para essa região do Jardim, em praticamente nada muda ao trajeto proposto anteriormente. Enquanto à mobilidade, o prejuízo é grande.

  2. Eu ainda estou sem acreditar que esta linha não terá estações em toda extensão da Av Faria Lima como acontece na Av Paulista. A Av Faria tem calçadas bem largas iguais as da Av Paulista, por que não fazer estações com acessos nas calças iguais as da Av Paulista?

Comments are closed.

Previous Post
35º trem da ViaMobilidade (ViaMobilidade)

Falta um: ViaMobilidade recebe 35º trem da Série 8900

Next Post
um dos dois carros do Aeromovel de cor laranja (Uberlan Pereira)

Terceiro Aeromovel chega ao Aeroporto de Guarulhos

Related Posts