Nesta segunda-feira, 30, o governador do estado Tarcísio de Freitas realizou uma visita ao Pátio Morro Grande da Linha 6-Laranja. Durante a vistoria foi possível observar avanços importantes na construção.
Com 67% das obras concluídas, a maioria das estruturas já começa a receber o acabamento e detalhes finais antes da implantação de sistemas.
Uma das principais construções do Pátio Morro Grande é o abrigo para manutenção de trens. Ao que se pode ver, a maioria dos trilhos está implantada dentro do local.
É possível ver estruturas na parte superior que deverão ser os suportes para as futuras pontes rolantes, equipamentos imprescindíveis na manutenção ferroviária.
Em outro espaço é possível ver a montagem da estrutura metálica da passarela elevada que deverá facilitar a manutenção em altura dos novos trens. As vias dentro do pátio possuem valas.
Uma curiosidade é a implantação das vias em vigas metálicas “H”. Este modelo não é muito usual em pátios de manutenção que optam por estruturas de concreto armado.
O prédio do Centro de Controle Operacional já está tomando forma. O esqueleto da estrutura já está concluído, sendo realizado neste momento o fechamento em alvenaria.
As vias dentro do pátio já estão praticamente concluídas. Uma grande parte de aparelhos de mudança de via foi implantada na proximidade do túnel de acesso, permitindo o deslocamento dos trens em diferentes locais.
As estruturas para implantação da rede aérea também estão instaladas. As estruturas treliçadas são mais resistentes e leves, permitindo a implantação segura do sistema de energia.
O governador também realizou uma visita aos túneis já construídos. O método de construção foi a detonação sequencial de material rochoso. A estrutura geológica do local permite maior estabilidade do maciço.
As imagens mostram que está sendo executado o revestimento secundário do túnel. Mais ao fundo é possível ver que o túnel se subdivide em dois trechos, um deles segue sentido Brasilândia enquanto o outro é uma preparação para o trecho rumo a Velha Campinas.
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A Linha 6-Laranja deverá ser entregue em duas etapas. A primeira em 2026 entre Brasilandia e Perdizes, e em 2027 o trecho até São Joaquim.
Por que será que na construção das novas linhas de metrô, estão optando pela catenária rígida ao invés do terceiro trilho?
Essas PPPs são as melhores coisas que o governo poderia fazer, a concessionária é a principal interessada em terminar a obra.
Sim, mas apenas quando da certo se achar uma empresa decente, como é o caso desse consorcio. O consorcio original era corrupto e por isso nao teve como seguir, abandonando a obra.
Se for ver, a obra em so comecou em 2015 e so ficara pronta em 2027, sao 12 anos, nada de muito especial. Porem se tivesse caido na mao da acciona desde o inicio provavelmente a linha inteira ja estaria pronta.
Resumo: esse modelo de ppp é o melhor que existe mas é necessario um filtro MUITO bom na hora de selecionar um ganhador de licitação.