A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, está avançando com as obras da Estação Ambuitá, a penúltima do ramal que liga Júlio Prestes à Amador Bueno.
Em vídeo divulgado pela Cahenri Engenharia, empresa responsável pela obra, é possível ver avanços importantes na construção da edificação principal da estação.
A edificação principal, com dois pavimentos, está com suas estruturas principais concluídas. No nível térreo deverá ser alocado o acesso principal da estação.
Ao mesmo tempo, avança a edificação que dará acesso à plataforma no sentido Itapevi. A Estação Ambuitá contará com plataformas laterais e um túnel subterrâneo que permitirá o acesso para as plataformas.
A construção desta nova estação, desativada pela CPTM devido sua
precariedade, é uma das obrigações assumidas dentro do contrato de
concessão.
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A partir de sua operação, prevista para 2025, o trecho que funciona de forma gratuita deverá ser tarifado. Em contrapartida, não haverá a necessidade de integração na Estação Itapevi.
Com a Estação Ambuitá em operação, a extensão da Linha 08 obrigatoriamente terá que ter trens usando as duas vias e não só uma e com intervalos reduzidos, além da supressão da maioria das passagens de nível, o serviço terá de subir de patamar naquela extensão! O ideal seria também tirar os ônibus que fazem o mesmo percurso por uma rodovia apertada, ou pelo menos implantar umas baias para ônibus perto da nova estação e prestar serviços com eles a partir dali para que não haja concorrência com o trem e sim uma alimentação da Linha 08.
Uma vergonha vergonhosa a VIA MOBILIDADE não ter iniciado ainda a reconstrução TOTAL da estação ANTONIO JOÃO, da mesma linha 8, que tem a mesma estrutura de muitas décadas de abandono e desleixo. MPE e MPF deveriam mover ação CÍVEL e CRIMINAL contra a VIA MOBILIDADE para que eles se mexam e tratem deste abandono de décadas!
O projeto de reconstrução da Estação Antônio João se arrasta desde do tempo da CPTM e eles ainda terão de reconstruir a estação da Lapa e fazer integração com a futura Estação Água Branca que será feita junto com o grupo Comporte que assumiu a Linha 7 Rubi.
Está no contrato que foi assinado? Se não está, não tem nem o que discutir.
Dizem que quem ”empata” a reconstrução dessa estação é a própria prefeitura de Barueri. A CPTM apresentou um projeto na década passada e a prefeitura de lá rejeitou.
O lado bom de ter isso nas mãos da iniciativa privada, é que você tem a quem processar. Quando está nas mão dos estado você vai processar quem? O próprio estado?
Vai ter que ter integração sim, porque não vão ter trens de 8 carros lá, ai continuar sendo uma extensão operacional.
Pelo tamanho deve continuar a extensão operacional porque pela imagem essa estação só comporta 4 carros.