Parada curta de trem motiva multa de R$ 80 mil à ViaMobilidade

Incidente, que também inclui abertura indevida de porta, teria ocorrido em 2021 na Linha 5-Lilás. Concessionária teve recurso negado pelo governo
Trem da Frota P da Linha 5 (Jean Carlos)
Trem da Frota P da Linha 5 (Jean Carlos)

A ViaMobilidade deverá arcar com uma multa de R$ 80 mil por um incidente com um trem da Linha 5-Lilás em que o tempo de parada na estação foi mais curto do que o normal.

O incidente, que provavelmente ocorreu em 2021, também inclui a abertura indevida de portas, explica uma nota da Secretaria de Parcerias em Investimentos publicada no Diário Oficial desta quinta-feira, 10.

Considerado um “incidente notável”, o episódio tem uma penalidade prevista pelo contrato de concessão, porém a concessionária tem o direito à recorrrer.

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No entanto, o recurso administrativo foi negado pelo secretário da SPI, Rafael Benini. Com isso o processo foi encerrado e a empresa deverá pagar o valor.

Estação Santo Amaro (Jean Carlos)
Estação da Linha 5 (Jean Carlos)

O despacho de Benini não traz datas, local nem detalhes do incidente, que são tratados internamente por meio do processo 021.00001041/2023-15.

É uma situação semelhante a que ocorreu recentemente, quando houve uma abertura “indevida” de porta de plataforma na Linha 4-Amarela, administrada pela ViaQuatro.

Nesse caso, a concessionária terá de pagar R$ 600 mil pelo incidente, valor também bem superior à multa que a própria ViaMobilidade acabou condenada por um descarrilamento na Linha 5 (R$ 40 mil).

Atribuição da Artesp

A fiscalização dos contratos de concessão sobre trilhos em São Paulo são de responsabilidade da Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões, a CMCP.

No entanto, em setembro o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) aprovou uma mudança nas agências reguladoras do estado em que a Artesp assumirá essa responsabilidade.

Estação Vila Sônia, da Linha 4 (Jean Carlos)
Estação Vila Sônia, da Linha 4 (Jean Carlos)

A atuação da agência é de suma importância para que as concessões funcionem a contento e que os contratos sejam cumpridos.

Descaso e tolerância com problemas nesse sentido tem o potencial de precarizar a malha sobre trilhos, como já ocorreu em outros sistemas mundo afora.

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6 comments
  1. Vao converter em melhorias na linha tais como troca de lampadas queimadas, limpeza de chao sujo e pagamento de dissidio de funcionário (todas obrigações da concessionária). Aposta quanto???

    Responder moderated
  2. Assim fica fácil para o governo. Vc acha alguém para operar seu sistema de transporte, e se esse alguém não cumprir suas regras vc multa, multa e multa até esse alguém cumprir suas determinações. Assim fica fácil.

    Ps. Contém ironias.

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