A licitação que prevê a contratação de empresa que fará o trâmite técnico e burocrático para os processos de desapropriações de imóveis da Linha 19-Celeste teve nada menos que 14 interessados.
As propostas, entregues nesta quinta-feira, 10, na sede do Metrô de São Paulo, no entanto, destoaram.
Houve concorrente que propôs um valor de R$ 7,3 milhões enquanto a proposta mais barata (e selecionada) foi de R$ 1,7 milhão, feita pela CTA Consultoria Técnica e Assessoria Ltda.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A empresa agora terá de entregar até terça-feira, 15, a planilha de serviços e preços além de outros documentos, que serão analisado pela comissão de licitação.
Se estiverem em ordem, a CTA terá sua proposta homologada e será dado início ao processo de preparação do contrato e assinatura.
Desapropriações em curso
A Linha 19-Celeste já teve o processo de desapropriações iniciado e esse novo contrato prevê a a documentação dos seguintes trechos:
- Trecho entre a Praça Pedro Lessa (República) até a Rua Jaceguai (República), no Município de São Paulo
- Trecho entre Rua Carlos de Sousa Nazaré (Sé) até a Avenida João Simão de Castro (Vila Medeiros), no Município de São Paulo
- Trecho entre a Avenida Vereador Antônio Grotkowski (Paraventi) até a Rodovia Fernão Dias (Itapegica), no Município de Guarulhos
Se for confirmada vencedora, a empresa terá 12 meses para produzir a lista de documentos abaixo:
- Cadastro individual de imóveis – terrenos (400 mil m²)
- Cadastro individual de imóveis – benfeitorias (180 mil m²)
- Laudos técnicos de avaliação imobiliária (580 unidades)
- Obtenção de documentos e análise fundiária em São Paulo (430 unidades)
- Obtenção de documentos e análise fundiária em Guarulhos (150 unidades)
O ramal que ligará Guarulhos ao centro de São Paulo terá cerca de 17 km e 15 estações. É o projeto metroviário mais adiantado atualmente em São Paulo, mas isso não garante que será lançado primeiro.
A gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem dito que a Linha 19 e a Linha 20 estão sendo analisadas para lançamento de edital em 2026, mas recentemente o projeto da Linha 16-Violeta ganhou impulso com o interesse da construtora Acciona.