Linha 14-Ônix deverá ser implantada em fases e ficar concluída apenas em 2045

Novo ramal tem previsão de chegar em Guarulhos apenas em meados de 2040. Projeto foi separado em quatro fases a começar pela Zona Leste de São Paulo
VLT Avenio (Siemens)
VLT Avenio (Siemens)

A Linha 14-Ônix de trens metropolitanos deverá ser alvo de concessão para a iniciativa privada. O projeto, segundo relatório do governo, terá 40 quilômetros de extensão e poderá ser implantado em fases, sendo uma das últimas em Guarulhos.

Os “Estudos de Demanda e Receitas Acessórias” da concessão das linhas 11, 12 e 13 mostram um cenário de implantação da Linha 14-Ônix de forma gradual, dividido em quatro fases, sendo elas:

  • Fase 1 (2030): Hospital Jardim Helena – Hospital Santa Marcelina 13km
  • Fase 2 (2035): Hospital Santa Marcelina – ABC 14,2km
Linha 14 fase 1 (SPI)
Linha 14 fase 1 (SPI)
  • Fase 3 (2040): Bonsucesso – Hospital Jardim Helena 7,2 km
  • Fase 4 (2045): ABC – Jardim Irene 6,0 km
Linha 14 fase 2 (SPI)
Linha 14 fase 2 (SPI)

Observa-se que a priorização da Linha 14-Ônix será o atendimento ao coração da Zona Leste, criando uma ligação perimetral entre as linhas 11-Coral e 12-Safira.

A segunda etapa teria como foco o atendimento a banda sul da Zona Leste, chegando até o Santo André na futura estação ABC da Linha 10-Turquesa.

Linha 14 fase 3 (SPI)
Linha 14 fase 3 (SPI)

A terceira fase, 10 anos depois do início da operação, contempla a implantação da Linha 14-Ônix em Guarulhos atendendo a região de Pimentas e Bonsucesso, se integrando com a Linha 13-Jade.

A última fase de implantação visa atender a região do Jardim Irene em Santo André. A partir deste cenário não se prevê a expansão do ramal, que em estudos avançados estaria planejada para atingir a região de São Bernardo do Campo.

Linha 14 fase 4 (SPI)
Linha 14 fase 4 (SPI)

A Linha 14-Ônix, nos estudos, será adotada em modo VLT. A demanda inicial do ramal seria de 79,1 mil passageiros em 2030, atingindo o ápice em 2040 com 228,4 mil passageiros por dia.

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11 comments
  1. Imaginei. Uma pena pra quem mora nas periferias de Guarulhos, visto que a região do Bonsucesso/Pimentas tem a maior concentração delas, não é? Pra esse público essa linha seria 1000 vezes mais conveniente do que a 19-Celeste. Espero que venha, pelo menos…

  2. A quantidade de desapropiações que uma linha em superfície vai exigir, especialmente na região de Itaquera, deve tornar esse projeto inviável.

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  3. Tomara que esse modelo seja revisto, o trevo de Bonsucesso até São Miguel Paulista deveria ser tratado como prioritário. A demanda ali é muito alta e os passageiros dependem dos ônibus capengas da EMTU e algumas lotações clandestinas.

    Seria mais um elo entre as L13 e L12, e que numa segunda fase poderia implementar o trecho São Miguel Paulista até Santa Marcelina. Assim conectando futuramente as principais linhas da ZL (3, 11, 12, 13, 16).

    Essa demanda de Guarulhos é muito reprimida e negligenciada, o Estado pensa que apenas a extensão da L2 e a L19 vão resolver os problemas de mobilidade Guarulhense.

    Por fim, Deus queira que não tenham a ideia de suprimir o trecho do ABC com o antigo projeto de corredor da EMTU pela Jacu Pêssego. Diferentemente do sacramento que fizeram com a L18 e que fará o ABC amargar com um modal que nascerá obsoleto e mais custoso ao passageiro entrar no sistema de trilhos.

  4. e inadmissível o tanto de impostos que pagamos para dar muitas mordomias pra esses políticos onde a maioria obcecado pelo dinheiro querem ainda mais e mais se e um país decente essa obra não duraria nem.3 anos!

  5. Se fosse China ou Japão, seriam 5 anos no máximo… Mas Brasil é tudo demorado tudo para amarrar votos em candidatos. o transporte público no Brasil está mais refém de governos e deputados do que nas construções. ACORDA POVÃO!!!!COBREM MAIS!!!

  6. Outro escárnio da gestão Zé Carioca. Mais de 20 ANOS pra implantar UM VLT. NA ZONA LESTE. Pra transportar 200 mil passageiros/ dia. Na zona leste. A região que possuirá 5 linhas de transporte pesado. E os caras propõem um VLT pra interligar não só as linhas na ZL como expandir pra região metropolitana. Eu acho que faltam adjetivos pra esse projeto e pra quem propôs/ cogitou… Pior de tudo é que é capaz de ser vendido (e aceito) como uma inovação!

  7. Se dependesse desse desgoverno paulista a periferia nunca vai ter metrô vide a linha 16 violeta que a Acciona propôs fazer só pelo centro e em 2050 chegar na cidade Tiradentes, esse caras tem que entender que é o povão que usa essa M. e mesmo assim ficam deixando a periferia sem um plano descente para o metrô chegar isso é vergonhoso, extremo leste e periferia de guarulhos nunca vai ver o metrô passar na porta pq o governo não quer

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