O Metrô recebe diariamente mais de 400 objetos perdidos
encontrados nos trens e estações. Todos eles são encaminhados para
a Central de Achados e Perdidos (CAP), que acaba de ganhar um novo
posto de atendimento, localizado na estação Sé, centro de São
Paulo.
O novo espaço,
que começou a ser remodelado em 2023, tem pequeno
museu onde serão expostos os mais inusitados entre os mais de 3
milhões de objetos que passaram pelo CAP desde a sua inauguração,
há 49 anos. E eles são muitos!
Quem passar pela estação poderá ver desde os comuns livros antigos,
instrumentos musicais e medalhas até fogão, cadeira de rodas,
prótese de perna, chapéu mexicano e algema. Até uma imagem sacra de
São Longuinho, popularmente conhecido por ajudar a achar objetos
perdidos, poderá ser vista.
A nova Central de Achados e Perdidos da Sé ficou maior e mais
tecnológica, permitindo mais conforto para os funcionários e
rapidez para catalogar os objetos entregues. Entre os itens mais
esquecidos estão os cartões (de banco, transporte e até de
vacinação), documentos de identificação (RG, CNH, passaporte) e
chaves.
Objetos ficam 60 dias guardados, mas a procura é
baixa
Todos os objetos recolhidos nas estações são encaminhados para a Sé
e armazenados no local para devolução por 60 dias. Se não forem
resgatados por seus donos, os objetos em bom estado e os valores
são encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São
Paulo, enquanto que os documentos são destinados aos respectivos
órgãos emissores.
Apesar do esforço do Metrô, a procura pelos itens não é das mais
altas. Ao longo de 2024, a CAP já recebeu 53.152 objetos e entregou
15.206 aos seus donos, o que equivale a 29% de devolução. Desde
1975, quando foi inaugurado, apenas 23% foram devolvidos.
Perdeu um objeto no Metrô? A CAP funciona na estação Sé, de segunda
a sexta-feira (exceto feriados), das 7h às 20h, e pode ser acessada
tanto pela área paga quanto pela área livre.
Já as consultas de documentos e objetos identificados podem ser
realizadas por meio da Central de Informações do Metrô, pelo
telefone 0800-770 7722, todos os dias, das 5 h às 00h, ou ainda
pelo site do Metrô: https://www.metro.sp.gov.br/sua-viagem/achados-perdidos/.