Metrô faz alteamento de rede de alta tensão para passagem da Linha 15-Prata

Elevação é necessária para construção das vias do monotrilho no sentido da estação Ipiranga, que será aberta em 2027
Novos postes de alta tensão que estão sendo instalados (CMSP)
Novos postes de alta tensão que estão sendo instalados (CMSP)

O Metrô de São Paulo deu início neste mês ao alteamento das linhas de transmissão de energia elétrica de alta tensão que cruzam as avenidas Anhaia Mello e Presidente Wilson.

A medida é necessária em virtude da construção das vias elevadas da Linha 15-Prata no trecho entre Vila Prudente e Ipiranga.

Para isso, a companhia está instalando postes com cerca de 40 metros de altura que substituirão as atuais estruturas de 30 metros.

Projeção da futura estação Ipiranga, da Linha 15-Prata
Projeção da futura estação Ipiranga, da Linha 15-Prata

Segundo a Folha de Vila Prudente, os trabalhos já haviam atingido 80% de execução no trecho da Anhaia Mello e de 98% na região da avenida Presidente Wilson.

A extensão da Linha 15-Prata até a estação Ipiranga teve início recentemente e compreende um trecho elevado de cerca de 1,3 km a partir de uma estrutura já finalizada.

A previsão do governo é que a estação seja inaugurada em 2027 e permita a conexão do ramal com a Linha 10-Turquesa da CPTM.

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15 comments
  1. Para esses 1,3 kms. não seria mais viável o aterramento (algo definitivo e imune a ventos, tempestades, etc)? Mais caro, sim, mas com resultados mais duradouros e eficiente provavelmente.
    OBS. No caso, não é crítica, mas pergunta.

    1. O aterramento têm as suas desvantagens. Uma delas seria a manutenção. É difícil encontrar falhas em cabos soterrados, além de ser inviável economicamente.

    2. 1,3 km de monotrilho, não de alteamento de rede elétrica.
      O alteamento é curto – apenas para o monotrilho passar por baixo de onde ele cruza com a rede.
      Não existe nenhum valor em aterrar um pedaço de rede tão pequeno – para que existam benefícios seria necessário aterrar mais.
      Além disso essas redes sofrem pouquíssimo com ventos e tempestades – o que realmente sofre são os postes que temos nas ruas, que são mais baixos. Na esmagadora maioria do planeta essas redes de alta tensão são elevadas e não aterradas.

    3. Torres de alta tensão não precisam ser aterradas, pois diferente dos postes que você na rua, a estrutura da torre aguenta ventos fortes e tempestades sem problema nenhum.

    4. Nesse caso não se trata de um poste de rua e sim uma torre de transmissão no qual o aterramento seria caro e extremamente inviável nesse caso.

    1. Só se um dia decidirem converter o Expresso Tiradentes em uma continuidade do Monotrilho. Mas muito improvável

      1. Sinceridade, se tiveram a proeza de mudar um projeto inteiro de monotrilho pra um mero BRT, acontecer o contrário é bem fora de cogitação.

      1. Poderiam e deveriam expandir até a futura Estação S. Carlos, conectando-se, assim, diretamente à Linha 6–Laranja também.
        Na minha opinião, isto já deveria constar nos planos.

        Mas para que pensar em desafogar a Linha 2–Verde?! É melhor logo sobrecarregá-la, levando-a até Guarulhos, sem nem, sequer, expandir pelo menos a Linha 5–Lilás até a Estação Ipiranga.

  2. Na verdade quem fez as obras foi a Enel e não o Metrô. O Metrô apenas faz a solicitação (e o pagto) e a empresa vai e realiza as obras.
    Ainda falta colocar mais uma torre tanto na esquina da Dianópolis (a estrutura já está toda pronta) e na parte central da Anhaia Melo, substituindo esta torre menor que aparece na imagem, aí o alteamento estará concluído.
    Mas, o pior já foi, que foi preparar o solo e toda a estrutura para a instalação das novas torres.

  3. Sempre tive essa curiosidade de saber como eles iam fazer pra subir a linha de transmissão, agora ta explicado.

    Quando construiram a bandeirantes, no acesso da marginal de tiete tambem tem uma rede de transmissao que foi alteada.

  4. o monotrilho da linha ouro quando for pra panamby tbm vai precisar fazer isso, me pergunto se eles vão enterrar ou fazer essa msm coisa, como é lugar de rico, certeza que vão querer enterrar.

    1. Vão altear, ali os ricos não se incomodam com as torres de transmissão só com os pobres andando nos bairros deles.

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