Estação Vila Formosa ganha mezanino sobre as futuras plataformas

Primeira estação que recebeu a visita da tuneladora Cora Coralina será terminal provisório da Linha 2-Verde a partir de 2027
Primeiro mezanino da estação Vila Formosa (Reprodução)
Primeiro mezanino da estação Vila Formosa (Reprodução)

A Estação Vila Formosa, da Linha 2-Verde, é uma das mais avançadas da extensão até Penha, que o Metrô de São Paulo pretende concluir até 2028.

Escavada por meio de poço circular, a futura parada recebeu uma concretagem recorde antes de receber a visita do tatuzão.

Por falar nisso, Vila Formosa foi a primeira das oito estações a receber a tuneladora Cora Coralina em fevereiro deste ano.

Mas mesmo com toda a estrutura de esteiras para dar vazão ao material escavado pelo tatuzão, os trabalhos na estação seguem em bom ritmo.

Corte lateral da estação Vila Formosa (CMSP)
Corte lateral da estação Vila Formosa: cinco lances entre a superfície e a plataforma (CMSP)

Estreia em 2027

Um ‘termômetro’ para isso é a concretagem do primeiro mezanino de acesso às plataformas, que foi concluído recentemente, como mostra a imagem no alto.

A estação terá um layout que lembra Pinheiros da Linha 4-Amarela, com vários lances de escadas até chegar à superfície. Serão cinco pisos entre a rua as plataformas, como mostra o corte lateral acima.

Como já explicado, Vila Formosa está na primeira etapa de inaugurações da extensão, com outras três estações – Anália Franco, Santa Clara e Orfanato.

A previsão mais recente do governo é que esse trecho seja aberto em 2027, fazendo a Linha 2 ir de Vila Madalena até justamente Vila Formosa, com 18 estações.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
2 comments
  1. A Velha historia…se fosse pprivatizada como a linha 6- mais rapido o cornograma seria cumprido.
    Mesmo assim é muito interessante esse cumprimento publico de projetos, que é incomum, escasso, e raro na politica publica
    SE continuar assim, pode ser que as 4 estacoes sejam entregues em 2027

    Responder moderated
    1. Essa velha história ai não se confirma não viu?! A própria linha 6 laranja que é da “Privatizada” já sofreu vários atrasos, os seus prazos já foram alterados várias e várias vezes e ela ainda vai sofrer mais atrasos…
      Você tem que entender que essas obras são muito complexas e mesmo sendo públicas ou privadas elas correm o risco de sofrerem muitos atrasos devido a grande complexidade e nível de exigência elevado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Trem do monotrilho fabricado pela BYD

Veja o cronograma detalhado da Linha 17-Ouro do Metrô

Next Post
Passageiros embarcam na Linha 15 em Vila Prudente (Jean Carlos)

Linha 15-Prata reduz intervalo e bate recorde de passageiros

Related Posts