A Estação Vila Formosa, da Linha 2-Verde, é uma das mais avançadas da extensão até Penha, que o Metrô de São Paulo pretende concluir até 2028.
Escavada por meio de poço circular, a futura parada recebeu uma concretagem recorde antes de receber a visita do tatuzão.
Por falar nisso, Vila Formosa foi a primeira das oito estações a receber a tuneladora Cora Coralina em fevereiro deste ano.
Mas mesmo com toda a estrutura de esteiras para dar vazão ao material escavado pelo tatuzão, os trabalhos na estação seguem em bom ritmo.
Estreia em 2027
Um ‘termômetro’ para isso é a concretagem do primeiro mezanino de acesso às plataformas, que foi concluído recentemente, como mostra a imagem no alto.
A estação terá um layout que lembra Pinheiros da Linha 4-Amarela, com vários lances de escadas até chegar à superfície. Serão cinco pisos entre a rua as plataformas, como mostra o corte lateral acima.
Como já explicado, Vila Formosa está na primeira etapa de inaugurações da extensão, com outras três estações – Anália Franco, Santa Clara e Orfanato.
A previsão mais recente do governo é que esse trecho seja aberto em 2027, fazendo a Linha 2 ir de Vila Madalena até justamente Vila Formosa, com 18 estações.
A Velha historia…se fosse pprivatizada como a linha 6- mais rapido o cornograma seria cumprido.
Mesmo assim é muito interessante esse cumprimento publico de projetos, que é incomum, escasso, e raro na politica publica
SE continuar assim, pode ser que as 4 estacoes sejam entregues em 2027
Essa velha história ai não se confirma não viu?! A própria linha 6 laranja que é da “Privatizada” já sofreu vários atrasos, os seus prazos já foram alterados várias e várias vezes e ela ainda vai sofrer mais atrasos…
Você tem que entender que essas obras são muito complexas e mesmo sendo públicas ou privadas elas correm o risco de sofrerem muitos atrasos devido a grande complexidade e nível de exigência elevado.