Veja o cronograma detalhado da Linha 17-Ouro do Metrô

Plano confirma inauguração do ramal de monotrilho que atenderá o Aeroporto de Congonhas a partir de junho de 2026
Trem do monotrilho fabricado pela BYD
Trem do monotrilho fabricado pela BYD (Márcia Alves/CMSP)

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem dito que a Linha 17-Ouro será aberta no primeiro semestre de 2026 e informações já circularam estabelecendo junho como mês-limite para a abertura do ramal.

Mas nesta quarta-feira, 23, o Metrô de São Paulo revelou o cronograma detalhado do projeto em palestra na 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária.

E a previsão é que a ViaMobilidade, concessionária responsável pela linha, comece a operação de fato em junho de 2026.

O documento, como se vê abaixo, mostra as 12 etapas mais importantes para conclusão do Trecho 1, que compreende oito estações, incluindo Aeroporto Congonhas.

Confira quais são os 12 itens e seus prazos:

1 – Obra civil – Estações, pátio e via elevada: Agosto de 2025

Segundo o cronograma, a construtora Agis tem até agosto do ano que vem para concluir as obras civis remanescentes. O prazo foi estendido em cinco meses após a assinatura de um aditivo contratual. Ele inclui trabalhos nas sete estações, pátio Água Espraiada e vias elevadas.

Portas de plataforma em Vereador José Diniz
Portas de plataforma em Vereador José Diniz (Márcia Alves/CMSP)

2 – Sistemas elétricos, auxiliares e equipamentos do pátio Água Espraiada: Agosto de 2025

Responsabilidade da Agis Sistemas, a conclusão dos sistemas do pátio também tem previsão de conclusão em agosto do ano que vem.

3 – Subestação Primária: Agosto de 2025

A unidade “YBT” fornecerá energia elétrica para o ramal e ficará ao lado da Subestação primária da Linha 5-Lilás (YBN), na Avenida Bandeirante.

4 – Escadas rolantes e elevadores: Maio de 2025

O trabalho do consórcio responsável começou antes mesmo da conclusão das estações e pátio, mas há mais itens a serem instalados.

Cronograma de implantação da Linha 17-Ouro (Jean Carlos)
Cronograma de implantação da Linha 17-Ouro (Jean Carlos)

5 – PSD, Track-Switch, Captação de Energia, AARU e outros: Outubro de 2025

Escopo da BYD, ele inclui as portas de plataforma, os vários aparelhos de mudança de via, terceiro e quarto trilhos e a Unidade Automática de Receptividade Garantida, equipamento ligado à tração dos trens.

6 – CCO e Sinalização CBTC: Maio de 2026

O sistema de sinalização da BYD e o Centro de Controle Operacional deverão ficar prontos um mês antes da estreia operacional.

7 – Material Rodante (14 trens): Novembro de 2025

Dentro de pouco mais de um ano, os 14 trens SkyRail, da BYD, estarão todos no pátio Água Espraiada. Atualmente há apenas o N01 mas o segundo trem chegará ainda em 2024.

Track-switches no pátio
Track-switches no pátio (Márcia Alves/CMSP)

8 – Sistemas de Telecomunicações: Julho de 2026

É o contrato recente e que tem um prazo que extrapola a entrada em serviço da linha, mas o cronograma afirma que os sistemas de telecom essenciais ficarão prontos até dezembro de 2025.

9 – AVCB e LO – Licença de Operação: Dezembro de 2025

Documentos imprescindíveis para que a Linha 17-Ouro possa receber passageiros, o laudo do Corpo de Bombeiros e a Licença de Operação da Cetesb deverão ser obtidas até dezembro do ano que vem.

10 – Treinamentos contratuais e entrega de sobressalentes: Março de 2026

Não está claro, mas possivelmente envolve a preparação das equipes da ViaMobilidade para assumir o ramal, tarefa que cabe ao Metrô já que as contratadas como a BYD não tem interação com a concessionária.

Estação Morumbi
Estação Morumbi (Márcia Alves)

11 – Transferência de equipamentos para concessionária (?): Junho de 2026

Entende-se que se trata do processo de transferência das estações, pátio, via elevada e equipamentos para a ViaMobilidade, operadora do ramal.

12 – Operação comercial: Junho de 2026.

O item mais esperado, a estreia do ramal de monotrilho da Zona Sul de São Paulo.

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6 comments
  1. Então será o Metrô que vai ter que contratar o pessoal que vai trabalhar para a ViaMobilidade, é isso? Eu já sabia que a concessionária iria já entrar de vez na operação da linha, mas eu pensei que ela mesma contratasse o pessoal, não o Metrô, mas claro que a estatal também terá que dar o treinamento antes do início da operação, espero que pelo menos cumpram esse cronograma no prazo estipulado numa linha que deveria estar em operação desde 2014!

  2. papel aceita tudo !!! Vejam o mau exemplo da estação Varginha da CPTM !!! uma estação só, e estão numa enrolação que não dá pra entender !!! Se era pra copa do.mumdo de 2014, vão que resolvam esperar a próxima copa aqui no Brasil, lá pelo amos 2060 !!!

    1. Varginha assim como a L11 na barra funda tem tudo pronto menos a subestação, imagurar ambas seria o mesmo q botar um trem só rodando no trecho com baixa velocidade, é um erro da burocracia q deveria ter licitado a obra da subestação em conjunto com a estação, e n o contrário, nesse quesito a cptm sempre erra

  3. Kkkkkk
    Começaram as promessas de prazos, salvem estas telas porque nem o governador está ciente destes prazos.

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