A Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo é um dos principais corredores de transporte público da cidade, conectando áreas de grande circulação e promovendo integração entre as zonas Leste e Oeste.
Operada pelo próprio Metrô de São Paulo, a Linha 2-Verde conta com 14 estações, 14,7 quilômetros e se estende da Vila Prudente, na Zona Leste, até a Vila Madalena, na Zona Oeste. A rota atravessa regiões de destaque, como a Avenida Paulista, um dos maiores centros financeiros e culturais de São Paulo.
Veja também: Sé é a estação mais cheia da Linha 1-Azul
Essa linha oferece importantes pontos de conexão com outras linhas do sistema metroviário. Na estação Vila Prudente, os passageiros podem acessar a Linha 15-Prata, que segue até a Zona Sudeste da cidade, e, nas estações Paraíso e Ana Rosa, há integração com a Linha 1-Azul, que conecta a Zona Sul e a Zona Norte. Já em Consolação, é possível embarcar na Linha 4-Amarela, operada pela ViaQuatro enquanto em Tamanduateí existe a conexão com a Linha 10-Turquesa, da CPTM, e em Chácara Klabin, com a Linha 5-Lilás, da ViaMobilidade.
Expansão da Linha 2-Verde irá até Guarulhos
Desde sua inauguração, em 1991, a Linha 2-Verde desempenha um papel importante na mobilidade urbana paulistana, atendendo cerca de 670 mil passageiros diariamente. Este número deve aumentar até 2028, quando a expansão até Penha estará completa.
Ao todo, 1,2 milhão de pessoas serão beneficiadas com 8 novas estações: Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha. A expansão tornará a Linha 2-Verde a mais extensa do sistema com 23 quilômetros.
A Linha 2-Verde também conta com outros dois projetos de expansão que vão conectar a Estação Vila Madalena a Cerro Corá e a Estação Penha à futura Estação Dutra, em Guarulhos.
A ampliação no sentido Dutra tem 5,8 km de extensão contratados com projeto para cinco novas estações. Já a expansão para Cerro Corá terá 1,3 km de extensão.
Confira o ranking das estações mais movimentadas da Linha 2-Verde
- Consolação – 97.000
- Chácara Klabin – 82.000
- Vila Prudente* – 76.000
- Tamanduateí – 74.000
- Paraíso* – 62.000
- Ana Rosa* – 59.000
- Brigadeiro – 49.000
- Trianon-Masp – 46.000
- Sacomã – 40.000
- Vila Madalena – 21.000
- Clínicas – 21.000
- Alto do Ipiranga – 18.000
- Santos-Imigrantes – 15.000
- Santuário N.S. de Fátima-Sumaré – 10.000
TOTAL: 668.000 passageiros
Obs: demanda de passageiros por estação – média dias úteis
referente ao ano de 2024.
* O total da estação Vila Prudente corresponde à soma de
passageiros que embarcam na Linha 2-Verde com as transferências da
Linha 15-Prata.
* O total da estação Paraíso corresponde à soma de passageiros que
embarcaram na Linha 2-Verde com as transferências da Linha
1-Azul.
* O total da estação Ana Rosa corresponde ao número de passageiros
que embarcaram na Linha 2-Verde com as transferências da Linha
1-Azul.
Olá Sr. Alberto tudo bem com o Sr.? desejo que sim!
Peço licença para comentar pela primeira vez em seu blog, bem eu venho acompanhando as suas reportagens a respeito da movimentação de passageiros pelas estações das linhas Azul, Lilás e Verde, faltando somente mais duas, Amarela e Vermelha (Essa é braba) para fechar o cerco a respeito desse modal, e obvio, tem as estações do monotrilho e trens metropolitanos, porém possuem características diferentes. O seu estudo realmente será de grande interesse uma vez que será fácil de se comparar onde o planejamento acertou, ou não atingiu o objetivo proposto. Notei por exemplo que a estação Alto da Boa Vista tem um movimento fora da curva na minha opinião. Por enquanto fico por aqui. Abraços
Gilberto JV-TS