Metrô de São Paulo utiliza drones para inspecionar vias do monotrilho

Visualização das vigas pode ser feita a qualquer momento do dia de forma segura para verificar a integridade das vias das linhas 15-Prata e 17-Ouro
Drones agora podem inspecionar vigas do monotrilho (Jean Carlos)
Drones agora podem inspecionar vigas do monotrilho (Jean Carlos)

As linhas 15-Prata e 17-Ouro do monotrilho agora ganharam um aliado importante na manutenção e implantação. O Metrô está realizando a inspeção das vias do monotrilho com uso de drones.

Durante a apresentação na 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária foi revelado que a utilização de naves não tripuladas está auxiliando nas vistorias das vigas elevadas.

A grande questão que possibilitou o uso dos equipamentos são as limitações encontradas no dia a dia. A maioria das inspeções é realizada de noite, com baixa luminosidade, e com dificuldades adicionais em vistoriar a parte externa das vigas.

Para validar a solução foram realizados testes em três dias. O primeiro na fábrica de vigas da Linha 15-Prata, o segundo na Linha 17-Ouro e o terceiro no Pátio Oratório.

Dentre os testes realizados estavam a proximidade do drone com a via, verificação do concreto, componentes, uso de câmera térmica e interferências com redes de alta tensão.

Os resultados obtidos mostram uma utilização satisfatória para inspeção de trincas e patologias nas vigas, bem como na inspeção das juntas de dilatação (finger plate).

O uso das câmeras térmicas não trouxe um bom resultado, sobretudo, pela resolução do equipamento. Porém, o uso em áreas específicas, como em tetos solares, pode identificar problemas como sub ou super aquecimento de placas.

Foi realizado o teste nas proximidades de sistemas elétricos de baixa e alta tensão, não sendo verificados interferências com o tipo de drone específico

Outra funcionalidade do uso dos drones é a possibilidade de geração de ortomosaicos, que são um conjunto de fotos precisas do ambiente, eliminando a necessidade de satélites. O equipamento, apesar de não ter o mesmo nível de precisão de projeto, pode ser bastante útil em levantamentos mais simples.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Estação Júlio Prestes sendo restaurada (Jean Carlos)

Veja todos os detalhes da restauração da Estação Júlio Prestes

Related Posts