O Metrô de São Paulo divulgou durante a 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária o cronograma e o andamento das obras da Linha 17-Ouro que ligará o Morumbi (ViaMobilidade) até Washington Luís com o ramal até Congonhas.
Até setembro de 2024 a obra já havia atingido 62,85% de conclusão. Este valor se refere a obra civil, sistemas e trens.
Os indicadores mais relevantes são a implantação de vias (85%), a Estação Aeroporto de Congonhas (79%) e a Estação Morumbi com 74% de avanço.
Os locais que precisam intensificar os trabalhos são a Estação Vila Cordeiro (34%), a aquisição de material rodante (34%) e a Subestação Bandeirantes (36%).
A obra tem diversos pesos. Somente a obra civil faz parte de 58% do total do empreendimento, seguido por sistemas (23,8%) e material rodante com 15,59%.
Ao longo de 2024 já foram investidos 469,6 milhões na execução da Linha 17-Ouro. Nas estações mais avançadas já estão sendo implantados sistemas elétricos. Em estações com estágio intermediário o foco é nas estruturas metálicas.
A previsão é de que a Linha 17-Ouro passe a operar efetivamente no primeiro semestre de 2026.
As estações vila cordeiro e Zaidan não tem problema esta menos avançada mas ser tanto assim é bizarra vendo o quanto elas forma negligenciadas, em todo caso o foco tem que ser esse patio e as estação da luiz até a campo belo, essa parte ficando pronta já da pra testar a linha até com operação parcial, só que eu acho dificil conseguir testar esse trem na via em janeiro já, o patio ta bem atrasado ainda e só falta dois meses, sendo um deles dezembro que chego na metade do mes tem recesso,enfim, espero que a linha esteja toda pronta em 2026(pelo andar das coisas vai sim , essa empresa atual parece mais seria que a anterior que foram anos jogados fora)
Só isso? Em fevereiro, o relatório de Acompanhamento Financeiro de Ações, Programas e Projetos do Metrô já acusava 62,3% de obras concluídas, com tantos avanços visíveis nas obras e avançou menos de 1%?
Aliás, o Metrô nunca mais divulgou a porcentagem de execução das obras nesses relatórios.