Desde a madrugada desta segunda-feira (04), passageiros que utilizam o sistema de trens e metrô de São Paulo têm enfrentado dificuldades na emissão de bilhetes com QR Code.
O problema ocorre desde a abertura do sistema, às 4h40, e impacta estações das linhas geridas pelo Metrô de São Paulo, pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), pela ViaMobilidade e pela ViaQuatro.
De acordo com reportagem do G1, em algumas estações, os passageiros estão sendo autorizados a seguir viagem gratuitamente devido à impossibilidade de compra e uso dos bilhetes digitais da Autopass.
A empresa responsável pela emissão dos bilhetes de QR Code é a Autopass, contratada pelo governo paulista para substituir os antigos bilhetes magnéticos. A tecnologia, implantada em dezembro de 2020, permite que os usuários adquiram bilhetes digitais e realizem o embarque nas mais de 180 estações da CPTM e do Metrô de São Paulo.
No entanto, a falha no sistema de emissão do bilhete digital nesta segunda-feira gerou transtornos para milhares de usuários, que enfrentaram filas e precisaram esperar orientações nas estações.
Resposta da Autopass ao problema
Em nota, a Autopass informou que detectou uma instabilidade técnica no sistema que realiza a sincronização das catracas de forma remota. A empresa detalhou algumas medidas adotadas para minimizar o impacto sobre os passageiros, como a reinicialização do sistema.
Em locais onde o sistema não retornou automaticamente, equipes da Autopass foram enviadas para dar suporte aos passageiros. Caso o bilhete QR Code não seja validado, as equipes do Metrô, CPTM e ViaMobilidade estão instruídas a liberar a entrada dos passageiros de forma gratuita.
A Autopass garantiu que está empenhada em restabelecer o serviço e que continua monitorando o sistema para evitar novas instabilidades.
Sendo sincero, a ideia de QR Code é péssima. Uma vez fiquei preso no Tatuapé porque a Autopass precisou realizar manutenção às 17h em um dia útil.
Imagine o caos que isso gerou.
É vergonhoso para um estado superior aos outros como São Paulo passar vergonha com algo tão simples. Enquanto isso, o Rio de Janeiro aceita pagamento por aproximação, que é rápido e simples.
E aqui ficamos dependentes de comprar passagem por WhatsApp e um aplicativo que não funciona. Além disso, o tempo na catraca aumenta para leitura do QR Code.
Perfeitas colocações, Igor.
Nesta matéria tem algumas informações adicionais:
https://tecnoblog.net/noticias/metro-e-trem-de-sp-vao-aceitar-cartao-de-credito-e-debito-com-nfc-na-catraca/
Infelizmente parece que nada ou quase nada se avançou em 1 ano e 8 meses.
Pra quem acha que não há celulares baratos com NFC, dou como exemplo os Motorola’s G5S e G5S Plus, que são encontrados usados e baratos no mercado.
De um tempo pra cá, todas as maquininhas de cartão tem o NFC (pagamento por aproximação) e seu uso tem crescido bastante.
A demanda existe e creio que o consumidor não deva aceitar smartphones que não venham com o NFC em seu hardware.
Saudades Edmonson