Linha 19-Celeste fará estação Anhangabaú da Linha 3-Vermelha ser ampliada

Estação antiga deverá ter dois túneis de integração e uma nova plataforma que atenderá os passageiros no sentido Itaquera. Projeto também se relacionará com o Terminal de ônibus Bandeira
Estação Anhangabaú: Projeto de integração complexo (Jean Carlos)
Estação Anhangabaú: Projeto de integração complexo (Jean Carlos)

A Estação Anhangabaú da Linha 3-Vermelha deverá passar por radicais transformações após a chegada da Linha 19-Celeste. Novas imagens disponibilizadas na 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária revelam mais detalhes da futura integração.

A nova estação da Linha 19-Celeste estará localizada exatamente abaixo do Terminal Bandeira da SPTrans. O local por si só é desafiador dada a grande movimentação de passageiros. A parada deverá contar com um acesso próprio ao sul do terminal, afetando o mínimo possível as baias de ônibus existentes.

Visão geral da Estação Anhangabaú (Jean Carlos)
Visão geral da Estação Anhangabaú (Jean Carlos)

A integração com a Linha 3-Vermelha é complexa e será realizada através de dois corredores distintos. A estratégia de divisão de fluxos adotada está atrelada a mudanças estruturais na estação da Linha 3-Vermelha que passará a ter uma nova plataforma.

Passarela do Terminal Bandeira (Jean Carlos)
Passarela do Terminal Bandeira (Jean Carlos)

Os túneis de integração deverão ser construídos nas extremidades da estação da linha 3. Na porção oeste a ligação será no nível  do mezanino intermediário da estação, entre o nível de linha de bloqueios e as plataformas. Será realizada a ampliação que contemplará o acesso para as escadas rolantes e elevadores ao novo túnel.

Transferência central entre Linha 3 e 19 (Jean Carlos)
Transferência central entre Linha 3 e 19 (Jean Carlos)

Na porção leste da estação haverá a ampliação contemplando novas escadas rolantes e elevadores que levam o passageiro até o túnel de transferência. Desta forma tanto os passageiros que estão no primeiro e no último carro dos trens da Linha 3-Vermelha terão condição de realizar a transferência de forma confortável.

Acesso próprio da Linha 19-Celeste no Terminal Bandeira (Jean Carlos)
Acesso próprio da Linha 19-Celeste no Terminal Bandeira (Jean Carlos)

Nova plataforma

A grande novidade apresentada é o projeto de ampliação da Estação Anhangabaú da Linha 3-Vermelha que deverá ganhar uma nova plataforma no sentido Itaquera.

Essa nova plataforma permitirá acesso a integração para a Linha 19-Celeste pelas duas extremidades. Outro benefício é a possibilidade de separação de fluxos evitando a superlotação dos passageiros em uma única plataforma ilhada.

Nova plataforma na linha 3-Vermelha (Jean Carlos)
Nova plataforma na linha 3-Vermelha (Jean Carlos)

Simulação de fluxo de passageiros através de softwares especializados mostraram que a solução é exequível. Apesar das complexidades envolvidas, a proposta apresentada mostra-se bastante robusta diante de um cenário de grande utilização pelos passageiros.

Local que será ampliado (Jean Carlos)
Local que será ampliado (Jean Carlos)

O site buscou maiores esclarecimentos do projeto junto ao Metrô de São Paulo que, até o momento da publicação desta matéria, não retornou com os questionamentos.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Trem da Linha 13-Jade

Todas as linhas da CPTM terão alterações neste fim de semana prolongado

Next Post
Aparelhos de mudança de via sendo instalados no pátio

Vídeo: veja a evolução do Pátio Água Espraiada da Linha 17-Ouro em novembro

Related Posts