Nesta terça-feira, 05, as portas de plataforma da Estação Patriarca da Linha 3-Vermelha iniciaram suas operações. O equipamento passou por uma bateria de testes antes de entrar efetivamente em funcionamento.
O sistema de PSD (Platform Screen Doors) atua de forma a prevenir acidentes, impedindo o acesso de pessoas e objetos nas vias.
Outra vantagem importante é o aumento da velocidade média dos trens na região das plataformas de forma segura.
As portas de plataforma da Estação Patriarca foram implantadas pelo Consorcio Kobra formado por empresas brasileiras e sul coreanas.
O grupo já implantou os equipamentos nas estações Pedro II, Bresser-Mooca, Belém, Carrão, Penha, Guilhermina Esperança, Patriarca e Artur Alvim. Todas elas já em funcionamento.
A meta do Metrô de São Paulo é realizar a implantação de novas fachadas nas estações Santa Cecilia e Tatuapé. Estas deverão iniciar a operação em 2025.
A Estação Itaquera, que já possui equipamentos instalados, segue em testes para que seu funcionamento ocorra ainda em 2024. Os equipamentos possuem interface com o sistema CBTC, permitindo uma melhoria substancial no automatismo do sistema.
Que bom que todas as estações da porção leste da linha vermelha já contam com as portas de plataforma, no Tatuapé já fizeram uns cortes de marcação na plataforma sentido Barra Funda.
Não consigo imaginar essa estação com as portas