Com o avanço das atividades de implantação da Linha 2-Verde entre Vila Prudente e Penha, o governo se prepara para realizar a expansão entre Penha e Guarulhos.
Dentre as ações realizadas está a sondagem de solo que visa obter dados do tipo de terreno por onde o tatuzão deverá passar. A sondagem é feita em pontos específicos ao longo do traçado.
Imagens recebidas pelo site mostram a prospecção em curso na região de Penha de França, uma delas no local da estação e outra nas imediações do VSE Padre João. As obras da futura estação devem ser iniciadas em março de 2025.
Pelas fotos, pode-se induzir que a atividade realizada é uma sondagem do tipo SPT (Standard Penetration Test) que vai identificar as camadas do solo e sua resistência, bem como a existência do lençol freático.
Este trabalho é de fundamental importância para a compreensão das camadas de terra abaixo da superfície por onde serão construídos os túneis.
O governador Tarcísio de Freitas já autorizou a elaboração dos projetos executivos para o trecho entre Penha e Dutra. Uma nova tuneladora estaria em fase de encomenda para permitir o início das obras nos próximos anos.
Precisa mesmo de tatuzão novo para esse trecho?