A TIC Trens, futura operadora da Linha 7-Rubi e do Trem Intercidades, segue na fase preliminar da concessão. Dentro desta etapa, a empresa estaria trabalhando em projetos de novas estações previstas em contrato.
Uma imagem divulgada nas redes sociais mostra uma apresentação na sede da concessionária e ao fundo, uma imagem que aparenta ser o projeto de uma nova estação.
O site realizou uma análise minuciosa da imagem e identificou diversos elementos importantes que permitem traçar conjecturas sobre qual estação aparece modelada na apresentação.
Características da estação
A estação modelada em BIM possui grande porte. Nota-se que a estrutura deverá ter dois pavimentos, um para a plataforma e um mezanino elevado. O formato das estruturas aponta para emprego farto de materiais metálicos com fechamento lateral para proteção em eventos climáticos.
Ao fundo da estação é possível ver uma passarela que deverá fazer a ligação até o acesso da estação no nível da rua. No nível do solo observam-se faixas escuras que podem representar a via permanente ferroviária.
Na parte frontal da imagem uma cobertura surge destacando-se em apenas metade da estação. Não é possível identificar que tipo de função esta estrutura desempenha apenas com a imagem disponível.
Dados
A imagem ainda apresenta um gráfico de Gantt. Este tipo de gráfico mostra o avanço físico de uma obra ao longo do tempo e é largamente empregada em projetos.
Dentro deste gráfico é possível identificar alguns termos como “Suprimentos”, “Liberações”, “Nova Estação”, “Demolições” e “Plataformas L7”.
Dentro da aba de demolições constam três eventos relevantes: “demolição das áreas MRS (Galpões 1 e 2)”, “demolição das áreas MRS (Galpões 3)” e “demolição da estação existente”
A tabela ainda conta com dados de datas. Na parte superior consta o período de outubro/2024. Abaixo, já dentro do gráfico existe o que pode ser o marco inicial para a construção dessa nova estação ainda em 2025.
A demolição da estação existente se daria até o final de 2026. O término da nova estação será concluído em meados do primeiro semestre de 2027.
Qual é a estação?
Pelas informações apresentadas, três opções de estação surgem inicialmente: Água Branca, Lapa e Jundiaí.
A opção Água Branca poderia se encaixar pelo fato da nova estação ser de grande porte com duas plataformas ilhadas para quatro vias, atendendo a Linhas 7-Rubi e 8-Diamante. Existem galpões na região de implantação que possivelmente serão removidos, além da estação atual que será demolida.
A estrutura adicional da cobertura poderá ser, eventualmente, uma expansão dedicada ao Trem Intercidades que poderia fazer parada nessa estação futuramente conforme consta na Cláusula 49.10 item iii do contrato de concessão.
O que pesa contra esta opção é o fato de a mesma ser construída com um mezanino subterrâneo. Neste caso a super estrutura com mezanino elevado não faria parte originalmente desta estação.
A opção Lapa é uma das mais convincentes. Será uma estação de grande porte para duas linhas ferroviárias com quatro vias ao todo. Esta estação deverá ter seu mezanino elevado e passarelas para acesso à estação.
A estação atual também deverá ser demolida. O que pesa contra essa possibilidade é a inexistência de galpões da MRS na região, o que está em desconformidade com o gráfico apresentado.
Outra possibilidade, mais remota, seria a Estação Jundiaí. O atual terminal da Linha 7-Rubi ganharia uma nova estação dedicada aos trens paradores, enquanto a atual ficaria para o Trem Intercidades.
A estrutura que se sobressalta poderia ser uma área de integração entre a estação nova e a antiga, prevista no edital. Existem galpões na região a serem demolidos.
O fato que contraria essa possibilidade é a demolição da estação antiga, algo que deverá ocorrer parcialmente em Jundiaí, dado que parte das vias será posicionada em seu local original, ocupando parte da estação existente.
A TIC Trens segue em seu último mês de fase preliminar e deverá entrar, no começo de dezembro, na sua etapa pré-operacional e de pré-construção.
Palpite: se a concessionária fazer mesmo a estação, é certeza que vão pedir aditivos e prorrogação de contrato. E ainda é capaz de pedir o governo para encurtar a Linha 7-Rubi até Lapa com a desculpa de que Barra Funda e Água Branca ficarão saturadas.
Acho que seria mais lógico fazer o terminal do TIC e da linha 7, assim como ”puxar” as linhas 11 e 13 da CPTM e 3 do metrô até Água Branca.
Pois esta estação será de grande porte e futuramente fará integração com a linha 6 do metrô.
Seria melhor deixar Água Branca para os TICs Norte e Oeste e a linha 7 e 8 levar os passageiros para estação Barra Funda.
Pela imagem a que se refere o mapa, claramente se vê em laranja destacado o mercado da Lapa, então é só trabalhar em cima das conjecturas apresentadas e assim, dar uma possível certeza daquilo que se vê para aquilo que se pretende ser no futuro. Realmente será uma nova estação, porém há de se entender que por lá existem duas estações Lapa (linhas 7 e 8), então, se for aplicado a inteligência plena, não iria demolir apenas uma estação, e sim duas e, por fim, melhoraria a vida das pessoas que normalmente erram a linha para acertar qual das estações queria chegar
É uma vergonha que a unificação das estações Lapa ainda não foi feita, desde a criação da CPTM.
Já na época bastaria “puxar” as plataformas ex-CBTU um pouco mais para o leste, e as da ex-Fepasa um pouco mais para o oeste, até uma equidistância em que elas pudessem ser interligadas por uma bem estruturada passarela (já dentro da área paga).
São muitos os passageiros que fazem a integração diária entre as Linhas Rubi e Diamante. E é um total absurdo que até hoje eles precisem esticar a viagem até a Barra Funda só para transferir de linha. Um trecho redundante de ida-e-volta que só alonga a viagem para estes passageiros, e ainda sobrecarrega a estação Barra Funda com um fluxo de pessoas que não precisaria passar por ali.
Com tantos anúncios de novos projetos, espero que a unificação das estações Lapa seja a primeira coisa a sair do papel. E logo!
Só no mundo do faz de conta que a unificação das estações Lapa é tão simples.
Como qualquer outra obra do mundo real, requer planejamento, engenharia e investimento.
Nada proibitivo neste caso, e muito menos tão complexo que justifique isso ficar de molho por três décadas.
Primeiro, tirem o TIC do papel e comecem a obra. depois melhorem a estação Lapa. Talvez fosse melhor o TIC iniciar seu trajeto a partir de Pirituba.
É fundamental e imprescindível que se priorize e construa a Estação Unificada Água Branca que faz parte da Linha 6-Laranja, também a Estação Bom Retiro e se revitalize a Estação terminal Júlio Prestes que hoje está subutilizada para receber os trens metropolitanos e o provável futuro Trem Intercidades procedentes desta região.
“Metrô e CPTM têm no mínimo 43 projetos atrasados ou paralisados, diz TCE”!
As estações e melhorias na CPTM, deveriam ser prioritárias antes de se divulgar quaisquer novas linhas do Metrô com fins eleitoreiros, pois conforme fiscalização do Tribunal de Contas do Estado (TCE) divulgados, “Metrô e CPTM têm mais de quarenta projetos atrasados ou paralisados, a lista de obras e projetos do estado que estão incompletos ou inconclusos, em um montante de cerca de R$ 50 bilhões em contratos dos quais quase R$ 40 bilhões envolvem o transporte sobre trilhos , o que demonstra uma grande irresponsabilidade com o erário público.
Se Campinas possui um milhão de habitantes, Guarulhos é o segundo mais populoso município do Brasil, com ~1,4 milhões de habitantes é outro caso em que ao invés de expandir a linha 13-Jade que hoje está ociosa com a construção e expansão de quatro novas estações para Bonsucesso onde se construiria um pátio e para aguardar a chegada da Linha 2-Verde por volta de 2029, desta forma a alegação de saturação não existirá, pois a Linha 13-Jade já estará lá, e o município finalmente teria uma linha da CPTM e uma do Metrô ainda nesta década, mas não, se preferiu anunciar uma nova Linha do Metrô 19-Celeste para após 2034 para só após concluir a 2-Verde.
É a estação Lapa, o mapa mostra claramente.
Prezado amigo Filomeno, espero que tudo esteja bem com você.
Estes governantes continuam preferindo iludir a população desinformada a lançar novas estações e linhas de Metrô no papel, e TIC’s obsoletos sem consultar os usuários, do que desenvolver as regiões periféricas principalmente pela iniciativa privada, através do redirecionamento do Plano Diretor!
Em matéria neste site, ficou comprovado que os transportes sobre trilhos em SP transportam o TRIPLO da soma dos existentes no Brasil!!!
No momento que até a Supervia pede cooperação com a CPTM, (por que não pede para outra concessionária!?) malandramente os atuais gestores tem lançados inúmeras supostas melhorias em PAPEL como esta, para justificar a extinção desta linha Integradora, contrariando todos fundamentos de mobilidade.
Para mim que sou um usuário não foi surpresa que a Linha 10-Turquesa ficasse em 3º lugar, e que alguns “expert”, no intuito de deprecia-la se lançava dados falsos!
Por conta destas planilhas ficam comprovadas que o atual *Serviço-710 que é a soma da 2ª Linha 7-Rubi: 54,4 milhões + a 3ª Linha 10-Turquesa: 53,3 milhões transportaram 107,7 milhões, portanto é o verdadeiro campeão em mobilidade, e sofrera um grande acréscimo brevemente com a chegada da Linha-2 Verde na Penha, beneficiando simplesmente todas as linhas provindas do Alto Tietê, inclusive os da ViaMobilidade, é uma insensatez extingui-los! *Nº de passageiros contabilizado no primeiro semestre de 2024.