A tuneladora norte, da Linha 6-Laranja, da Linha Uni, chegou nesta terça-feira, 12, à estação Maristela, a penúltima antes de chegar a estação Brasilândia.
O tatuzão havia partido da estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado em março deste ano e percorreu 1.083,94 metros até chegar no ponto atual.
“Já estamos na reta final da passagem das tuneladoras e estamos muito contentes com a chegada à penúltima estação do trecho norte. O avanço reafirma o compromisso da Linha Uni com o cronograma do projeto e com a melhoria da mobilidade urbana na capital paulista”, disse o CEO da Linha Uni, Jaime Juraszek.
A estação Maristela, quando pronta, terá 39,22 metros de profundidade. Atualmente está com 29,02% de obras concluídas, sendo uma das mais atrasadas do ramal.
Veja abaixo o momento em que a tuneladora rompe a parede da estação:
Tatuzão Norte da Linha 6-Laranja chegou à Estação Maristela após meses em escavação. Próxima parada será a última, a estação Brasilândia, em 2025. #linhauni #linha6laranja #metro #tatuzao pic.twitter.com/LorGGWuVZb
— MetrôCPTM (@metroecptm) November 13, 2024
Tatuzão Sul a caminho de Bela Vista
A tuneladora sul atualmente está percorrendo o subsolo onde será construída a estação 14-Bis-Saracura. A Linha Uni decidiu seguir direto até a estação Bela Vista em meio aos atrasos na construção de 14 Bis.
Após Bela Vista, faltará apenas São Joaquim para encerrar seus trabalhos no sentido sul.
Ao todo, já são 10 estações com as escavações finalizadas e 2,3 km de túneis em método convencional (NATM).
A previsão é que o primeiro trecho da Linha 6-Laranja, entre Brasilândia e Perdizes, seja inaugurado em outubro de 2026.
Tatuzão perfurando rocha a caminho da Brasilândia, linha 6 do metrô é bem mais rápido,
com menos tempo e pausas menos curtas de paradas do que o tatuzão da linha 2 verde, que em um ano já perfurou, espantosos e impressionantes (negativamente), cerca de 2300 metros.
Alguém consegue explicar essa letargia?
Não seria pq ela é bem mais larga e consequentemente retira mais material a ser descartado?