O Metrô de São Paulo registrou o maior movimento de passageiros desde o início da pandemia, em março de 2020. Na terça-feira, 12 de novembro, um total de 3.217.983 usuários utilizaram as quatro linhas operadas pela companhia.
Trata-se do maior volume desde 8 de outubro, recorde anterior, quando 3.187.048 pessoas passaram pelos seus ramais.
O maior crescimento ocorreu na Linha 15-Prata, de monotrilho, que recebeu 147.297 passageiros.
Segundo o Metrô, novembro costuma ser o mês com a maior demanda do sistema, sobretudo nas terças-feiras os dias com maior número de passageiros.
“Essas altas também ocorrem geralmente nas primeiras quinzenas mensais. No caso desta semana, há ainda um feriado na sexta-feira, dia 15, que encurtou os dias de trabalho”, explicou a companhia.
Movimento ainda está distante do pré-pandemia
A demanda de passageiros tem subido, mas em ritmo lento nos últimos meses. Alguns ramais como a Linha 3-Vermelha, chegam a apresentar queda em relação a 2023, por exemplo.
Em setembro, último dado divulgado, as quatro linhas do Metrô transportaram em média pouco mais de 3 milhões de passageiros. Em novembro de 2019 eram quase 3,9 milhões.
Com o trabalho remoto, muitos usuários deixaram o sistema ou, então, fazem menos viagens por semana. O reflexo disso pode ser visto na receita menor da companhia.
Acredito que quem usa o transporte público não quer a volta do movimento pré-pandemia.
Se linhas como a 3 e a 11 já voltaram a ficar literalmente bem superlotadas, imagine se aumentasse mais o movimento.
O fato de a L3 ter perdido passageiros de 2023 para 2024, e a L15 ter ganhado, pode indicar que parte deles migrou de linha (da 3 para a 15), sobretudo aqueles que se encontram no “meio” do caminho entre as duas linhas.
Essas linhas não voltaram a ficar superlotadas, a L11 manteve o mesmo movimento de passageiros, já L3 continua transportando 400mil passageiros a menos doq no pré pandemia, ela não está superlotada, se está superlotada é pela falta de trens q o metrô tem colocado pra rodar, pq trens suficientes tem