A Lnha 17-Ouro de monotrilho teve a primeira energização das suas vias operacionais realizada recentemente, revelou o Metrô de São Paulo.
Isso foi possível após a conexão de alimentação elétrica oriunda da subestação Primária Bandeirantes, da Linha 5-Lilás.
Segundo a companhia, o primeiro teste foi direcionado apenas para a estação Vereador José Diniz, a mais adiantada do trecho na Avenida Roberto Marinho.
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“A energização alcançou os cubículos de média tensão, que são equipamentos destinados ao comando, controle e distribuição da energia elétrica na estação”, explicou o Metrô.
O próximo passo será energizar o 3º e 4º trilhos, responsáveis por fornecer eletricidade para a tração dos trens. Nesse caso, a tensão elétrica terá de ser rebaixada de 22.000 volts para 750 volts.
Após essa fase a voltagem será convertida para 460 volts que alimentarão os sistemas auxiliares da estação como escadas rolantes, elevadores e portas de plataforma, além das redes de 220/110 volts, para iluminação e circuitos de tomadas.
Nova subestação de energia em construção
O projeto de alimentação elétrica da Linha 17 é um dos mais controvertidos do ramal de monotrilho. Duas empresas foram contratadas e não finalizaram o trabalho.
Somente nos últimos meses, o Metrô conseguiu levar à frente o trabalho, que é indispensável para a operação futura.
Mas o escopo mudou. Anteriormente, a ideia era trazer a energia da subestação primária por meio de um túnel de cabos passando pelo bairro do Campo Belo até a Avenida Roberto Marinho.
O Metrô, no entanto, preferiu aproveitar os túneis da Linha 5 para conectar a energia pela estação Campo Belo.
Embora esteja usando energia elétrica vinda da subestação da Linha Lilás, uma instalação própria está sendo construída ao lado.