Há poucas semanas do encerramento da Fase Preliminar da concessão do Trem Intercidades Eixo Norte, que inclui a Linha 7-Rubi, a operadora TIC Trens já está se preparando para receber o treinamento de suas equipes, abrindo assim a etapa Pré-Operacional do contrato.
Durante os seis primeiros meses do contrato, a operadora teve tempo para organizar sua estrutura e definir seus planos de operação, bem como planos de obras.
Em publicações realizadas nas redes sociais é possível ver funcionários da operadora em uma palestra realizada dentro do CCO da CPTM. Registros disponibilizados em plataformas públicas de informação mostram que a operadora pediu adiantamento dos treinamentos.
O site procurou a TIC Trens para maiores esclarecimentos. A concessionária enviou a seguinte nota ao site:
“Conforme previsto no Contrato de Concessão, a TIC Trens assumirá a operação da Linha 7-Rubi a partir de 26/11/2025, marcando o início da Fase Operacional.
Já em 1º de dezembro deste ano, tem início a Fase Pré-Operacional, período em que a Concessionária realizará treinamentos com a CPTM e capacitará seus colaboradores, garantindo a preparação necessária para o início das operações em novembro de 2025.”
A TIC Trens deverá, segundo o contrato de concessão, capacitar os multiplicadores da empresa. Estes por sua vez serão responsáveis por repassar o conhecimento aos demais funcionários que deverão ser contratados ao longo da fase pré-operacional.
A assunção definitiva da operação deverá ocorrer no final de novembro de 2025.
Causa perplexidade esta posição, de se exigir mais aditivo por um serviço que demorará 8 anos para se iniciar as operações!
O TIC eixo norte é um projeto caro, que usa uma malha antiga, com um traçado singelo que apesar de novo, e obsoleto e ultrapassado sem possibilidade de expansão, dos piores em termos de serviço expresso e com subsídio robusto do poder público. Isso se sair do papel, certamente foi um pretexto para conceder a linha 7.
É ridícula a justificativa dada de se eliminar a proposta aventada de trens pendulares com dois andares (double-decker) que economizaria com plataformas mais curtas e operando com velocidades acima de 180 km/h em vias dupla em traçado adequado para velocidades maiores e composições modernas classe 250km/h e por conta da necessidade de se adequar projetos de túneis e das próprias vias para uma condição de operação diferenciada.
Não se trata de imprecisões, mas sim manipulações numéricas falaciosas colocadas intencionalmente nos contratos de concessões a exemplo que ocorreu com as demandas para o TIC até Campinas estimadas foram para somente após 2040 e não após sua implantação em 2032, com 49 mil/dia/ano/12 milhões de passageiros ou ainda mais longe 2050 com 59 mil /dia /ano ou 13 milhões de passageiros, desta forma tem-se a justificativa perfeita para uma farsa de previsão superavaliada da demanda, ou seja muito maior que ela realmente terá lembrando que a Linha 13-Jade possui demanda de ~22,0 mil/dia.