TIC Trens deverá intensificar treinamentos de funcionários a partir de dezembro

Operadora da Linha 7-Rubi e do Trem Intercidades chegou a pedir adiantamento de treinamentos, conforme registros em plataforma pública de informações. Funcionários já são vistos no CCO do Brás recebendo as primeiras instruções
TIC Trens deve iniciar treinamentos oficialmente em dezembro (Jean Carlos)
TIC Trens deve iniciar treinamentos oficialmente em dezembro (Jean Carlos)

Há poucas semanas do encerramento da Fase Preliminar da concessão do Trem Intercidades Eixo Norte, que inclui a Linha 7-Rubi, a operadora TIC Trens já está se preparando para receber o treinamento de suas equipes, abrindo assim a etapa Pré-Operacional do contrato.

Durante os seis primeiros meses do contrato, a operadora teve tempo para organizar sua estrutura e definir seus planos de operação, bem como planos de obras.

Em publicações realizadas nas redes sociais é possível ver funcionários da operadora em uma palestra realizada dentro do CCO da CPTM. Registros disponibilizados em plataformas públicas de informação mostram que a operadora pediu adiantamento dos treinamentos.

Fase Pré-Operacional (SPI)
Fase Pré-Operacional (SPI)

O site procurou a TIC Trens para maiores esclarecimentos. A concessionária enviou a seguinte nota ao site:

“Conforme previsto no Contrato de Concessão, a TIC Trens assumirá a operação da Linha 7-Rubi a partir de 26/11/2025, marcando o início da Fase Operacional.

Já em 1º de dezembro deste ano, tem início a Fase Pré-Operacional, período em que a Concessionária realizará treinamentos com a CPTM e capacitará seus colaboradores, garantindo a preparação necessária para o início das operações em novembro de 2025.”

A TIC Trens deverá, segundo o contrato de concessão, capacitar os multiplicadores da empresa. Estes por sua vez serão responsáveis por repassar o conhecimento aos demais funcionários que deverão ser contratados ao longo da fase pré-operacional.

A assunção definitiva da operação deverá ocorrer no final de novembro de 2025.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
1 comment
  1. Causa perplexidade esta posição, de se exigir mais aditivo por um serviço que demorará 8 anos para se iniciar as operações!

    O TIC eixo norte é um projeto caro, que usa uma malha antiga, com um traçado singelo que apesar de novo, e obsoleto e ultrapassado sem possibilidade de expansão, dos piores em termos de serviço expresso e com subsídio robusto do poder público. Isso se sair do papel, certamente foi um pretexto para conceder a linha 7.

    É ridícula a justificativa dada de se eliminar a proposta aventada de trens pendulares com dois andares (double-decker) que economizaria com plataformas mais curtas e operando com velocidades acima de 180 km/h em vias dupla em traçado adequado para velocidades maiores e composições modernas classe 250km/h e por conta da necessidade de se adequar projetos de túneis e das próprias vias para uma condição de operação diferenciada.

    Não se trata de imprecisões, mas sim manipulações numéricas falaciosas colocadas intencionalmente nos contratos de concessões a exemplo que ocorreu com as demandas para o TIC até Campinas estimadas foram para somente após 2040 e não após sua implantação em 2032, com 49 mil/dia/ano/12 milhões de passageiros ou ainda mais longe 2050 com 59 mil /dia /ano ou 13 milhões de passageiros, desta forma tem-se a justificativa perfeita para uma farsa de previsão superavaliada da demanda, ou seja muito maior que ela realmente terá lembrando que a Linha 13-Jade possui demanda de ~22,0 mil/dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Série 8000 na Linha 11-Coral (Jean Carlos)

Edital de concessão das linhas 11, 12 e 13 será publicado na semana que vem

Next Post
Linha 16-Violeta deverá ser priorizada (Jean Carlos)

Linha 16-Violeta passa a frente da Linha 20-Rosa e pode ser leiloada em 2025

Related Posts