Um trem da Série 8900, recentemente entregue pela Alstom à ViaMobilidade, teve um incêndio na parte superior de um carro no final da manhã deste domingo, 24, na estação Santo Amaro.
A composição estava na plataforma sentido Mendes-Vila Natal da Linha 9-Esmeralda, quando estouros e faíscas tiveram início em uma área onde está a estrutura de contato com a alimentação elétrica.
Segundo a ViaMobilidade, houve “uma intercorrência no sistema elétrico” em virtude de falha no fornecimento de energia. O fogo foi controlado e não houve feridos.
Trem da Série 8900 é afetado por curto circuito enquanto estava na estação Santo Amaro, da Linha 9-Esmeralda. #viamobilidade #linha9esmeralda #serie8900 pic.twitter.com/OkoVaJCLXX
— MetrôCPTM (@metroecptm) November 24, 2024
Ônibus da operação PAESE foram acionados para reforçar o atendimento entre as estações João Dias e Socorro, disse ainda a empresa.
Segundo episódio em menos de dois meses
A explosão é semelhante a um incidente que ocorreu em 14 de outubro com outro trem da Série 8900 na estação Granja Julieta.
Ao contrário do episódio deste domingo, o problema do mês passado afetou a operação em um horário de maior demanda, na noite de segunda-feira.
A ViaMobilidade assumiu as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda das mãos de CPTM e tem passado por vários problemas desde então.
A empresa está investindo em melhorias e na modernização da infraestrutura, mas situações preocupantes continuam a ocorrer.
Liderada pela CCR, a concessionária tem contrato de 30 anos com o governo para manter os dois ramais de trens metropolitanos.
Privatiza que resolve!
A folha de são Paulo está com matéria de capa colocando responsabilidade na CPTM. A linha já não está com a CPTM há três anos.