A Linha 6-Laranja atingiu mais um marco recentemente com a instalação dos primeiros trechos de catenária rígida, estruturas aéreas que são uma espécie de “trilho de energia” para fornecer eletricidade aos trens.
Imagens sugerem que se trata de uma área próxima à estação Santa Marina, mas que ainda não conta com trilhos, como já ocorre em outros trechos.
A catenária instalada está sobre a via no sentido São Joaquim (sul) já que no extremo oposto permanece a esteira de dá vazão ao material escavado pelo Tatuzão Sul, hoje perto de chegar à estação Bela Vista.
Mais adiantada entre as 15 estações em obras, Santa Marina revela novos avanços. Além da enorme cobertura metálica e sua passarela, a estação já exibe guarda-corpos metálicos mas ainda sem vidros, além de corrimãos em escadas fixas.
O trabalho também envolve a instalação do sistema contra incêndios além de outros acabamentos. No nível das plataformas, o piso de granito já ocupa ambos os lados, um deles com o piso tátil (azul).
Graças ao formato retangular e o método de escavação por Vala a Céu Aberto, Santa Marina terá iluminação natural bastante ampla, o que torna seu interior mais agradável que outras estações mais fechadas.
Santa Marina faz parte das oito estações que deverão ser inauguradas em outubro de 2026 e operadas pela Linha Uni.