A CPTM abriu na sexta-feira, 29 de novembro, mais um leilão de inservíveis. O processo visa a venda de materiais antigos e fora dos padrões de uso da companhia.
Os leilões são grandes oportunidades para se realizar um descarte sustentável de material obsoleto ou que já não cumpre mais função. Dentre os principais itens inclusos estão dormentes, trilhos desgastados, rodas e até trens antigos.
Nesta nova rodada a companhia pretende, entre vários itens, realizar a venda dos seguintes itens:
- 2626 unidades de dormente (AMV) + 700 m³ de dormentes comuns
- 60 toneladas de ferro e aço
- 27,9 toneladas de cobre
- 24 toneladas de rodas
- 300 toneladas de componente de via (ferro)
- 1.132 toneladas de trilhos
- 17 carros ferroviários, sendo dois em lotes separados
Geralmente a sucata ferrosa é o item que mais atrai proponentes. Neste leilão estão também incluídos 17 carros ferroviários da Série 2100, conhecidos popularmente como “trens espanhóis”.
Deste total, 15 carros da Série 2100 deverão ser leiloados em lote único. São eles os carros D116, 2136, C136, D136, 2120, C120, D120, C129, D129, 2114, C114, D114, 2137, C137, D137.
Duas composições deverão ser leiloadas em lotes separados, permitindo que empresas, organizações ou pessoas físicas possam adquirir os trens para usos diversos. Fazem parte deste lote os carros 2116 e C116. O valor de cada carro da Série 2100 é de R$ 46,7 mil.
A desativação dos trens antigos ocorre após o retorno de composições emprestadas à ViaMobilidade. Com frota excedente, a CPTM optou por realizar a baixa patrimonial de sua frota mais antiga. A sessão pública para processamento do leilão deverá ocorrer no dia 13 de dezembro.
As ofertas poderão ser realizadas por meio de plataforma online.
Espero a ABPF consiga resgatar um exemplar dessa série para preservação com fez os antigos trens da Linha 7 – Rubi.
Existem dois carros no Pátio Presidente Altino que são tombados. não?
quer dizer que quem comprar os outros trens não pode usar eles como trens?
tem que necessariamente desmontar e usar como sucata?
Vamos esperar que não sejam somente 2 trens que possam ser vendidos e os demais virarem sucata,eles podem ser usados em trechos de uso turístico onde a demanda é pequena .