Este é o túnel que receberá milhares de passageiros das linhas 4-Amarela e 6-Laranja

Caminho subterrâneo entre as duas estações Higienópolis Mackenzie já está bastante avançado e será um importante ponto de conexão a partir de 2027
Túnel de ligação entre as estações Higienópolis-Mackenzie das linhas 4 e 6 (Reprodução)
Túnel de ligação entre as estações Higienópolis-Mackenzie das linhas 4 e 6 (Reprodução)

O ambiente vazio e frio da imagem acima não reflete como será a realidade desse túnel, que a Linha Uni está escavando e já perto de realizar o acabamento em concreto.

O caminho acima será a futura ligação subterrânea entre as duas estações Higienópolis-Mackenzie, a da Linha 4-Amarela, hoje em operação, e a da Linha 6-Laranja, prevista para ser inaugurada em 2027.

Tal qual a conexão entre as estações Consolação (Linha 2) e Paulista (Linha 4), o túnel terá a tarefa de receber milhares de passageiros diariamente, que buscarão seguir viagem para diversas regiões como Butantã, Pinheiros, Pompéia ou Brasilândia.

Mezaninos da estação Higienópolis-Mackenzie em construção
Mezaninos da estação Higienópolis-Mackenzie em construção

Mas tudo leva a crer que o ocorreu nas duas estações na região da Avenida Paulista e Rua da Consolação não deverá se repetir aqui.

Embora o caminho a ser percorrido seja longo, de cerca de 300 metros, espera-se que as dimensões não repitam o desconforto visto desde que a Linha 4 passou a estar ligada à Linha 2.

As duas estações Higienópolis-Mackenzie
As duas estações Higienópolis-Mackenzie

O percurso para o usuário que sair da Linha 6 incluirá subir dois níveis após a plataforma e acessar o túnel no sentido nordeste. Após percorrer a distância de ligação, ele sairá no mezanino sobre a plataforma da estação da Linha 4.

Como se soube, Higienópolis-Mackenzie da Linha 6-Laranja deixou de ser a estação mais profunda da América Latina, após revisões no projeto. Esse título ficou com Itaberaba-Hospital Vila Penteado, que terá 65,71 m de profundidade.

Ainda assim, para quem desembarcar ou embarcar em Higienópolis, serão sete lances entre a superfície e a plataforma. Uma bela caminhada, sem dúvida.

O corte da estação Higienópolis e a localização do túnel de ligação com a Linha 4
O corte da estação Higienópolis e a localização do túnel de ligação com a Linha 4

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
10 comments
  1. espero que realmente não aconteça o que vemos hoje em Luz e Paulista/Consolação. Uma transferência extremamente desconfortável aos passageiros. Em Luz cada um vai para um lado e causa um congestionamento enorme de pessoas, em Paulista/Consolação o túnel é apertado e sempre tel algum problema. Espero que a LinhaUni não siga os erros do Metrô de perceber 10 anos depois da inauguração da linha que precisam de um novo túnel de conexão…

    1. Não há erro do Metrô. Entre construir a Linha 4 com o recurso em caixa disponível e/ou adiar o projeto até ter todos os recursos, o que fazer? O Davi, pelo jeito, prefere que São Paulo fique sem metrô.

    2. pelo que sei serão dois túneis! Atendendo os dois picos, pra não ter o mesmo problema de Paulista consolação

  2. @Ricardo Meier

    só para contribuir.

    De acordo com as redes sociais, sao dois túneis paralelos (norte e sul) de tamanho maior que o existente na consolação.

  3. que pessoalzinho chato !!! Se não faz a obra reclama , se faz a obra reclama. O certo é não fazer nada kk

Comments are closed.

Previous Post
Linha 15-Prata de monotrilho (Jean Carlos)

Vila Prudente é a estação mais movimentada da Linha 15-Prata, veja ranking

Next Post
Ultimos trens da Série 2100 serão leiloados (CPTM)

Últimos “trens espanhóis” da CPTM entram em leilão de inservíveis

Related Posts