A CPTM realizará a remoção de mais uma passarela tombada pelo patrimônio histórico na Linha 10-Turquesa. Desta vez trata-se de passarela para transposição de pedestres que liga a Rua da Mooca e a Rua Palmorino Mônaco.
A passarela está localizada próxima à Estação Mooca e está interditada por motivos de segurança. Segundo relatório técnico da CPTM, a estrutura apresenta alto grau de corrosão, colocando em risco os passageiros e a operação ferroviária.
A remoção da estrutura histórica, que possui 27 metros de comprimento, foi autorizada pelo CONPRESP, órgão municipal de preservação do patrimônio.
A empresa contratada deverá realizar a remoção da estrutura de uma vez só vez e colocá-la sob o viaduto Professor Alberto Mesquita de Camargo. Caso não seja possível a remoção do conjunto, a passarela poderá ser dividida em três segmentos.
O processo de remoção deverá ter duração total de dois meses – dentro deste período está incluso o planejamento da atividade. A sessão pública para o recebimento de propostas ocorrerá no dia 10 de dezembro.