A rede metroviária está em constante expansão. Neste processo de criação de novas linhas alguns projetos podem ficar em segundo plano. Recentemente dois desses projetos ressurgiram em um documento recente do Metrô.
Tratam-se das linhas 21-Grafite e 23-Limão que foram oficialmente incluídas no documento de instrução para projetos de comunicação visual do Metrô de São Paulo.
O documento atualmente orienta todos os projetos de comunicação do sistema metroferroviário, independentemente de modal e de empresa. Em julho de 2023, o documento passou pela sua quarta atualização.
A Linha 21-Grafite do Metrô faria a ligação entre Pari e Nordestina realizando integrações com as linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 19-Celeste na Estação Pari, linhas 12-Safira e 13-Jade na Estação Guaiauna, com a Linha 2-Verde em Penha de França. O trajeto teria 21 km de extensão.
No documento de comunicação visual, a Linha 21-Grafite tem como cor representativa do “Dark Gray” ou Pantone Cool Gray 11C.
A Linha 23-Limão, antiga 23-Magenta, teve seu projeto modificado ao longo do tempo. O trecho originalmente ligaria Dutra até Lapa com integrações nas estações Dutra (linhas 2 e 19), Santana (Linha 1), Casa Verde (Antiga 16-Violeta), Freguesia do Ó (Linha 6) e Lapa (linhas 7, 8, 9 e 20). O trajeto teria ao todo 17 quilômetros.
O atual projeto prevê o início da linha a partir de Tiquatira, atendendo as linhas 2-Verde, 12-Safira e 13-Jade. O restante do traçado atualizado ainda não foi revelado.
No documento de comunicação visual, a Linha 23-Limão é representada pela cor Pantone 375C. O arquivo também apresenta a versão CMYK usada em documentos impressos.
Mais mudanças
Outras alterações também foram percebidas no documento, como a mudança da cor padrão da Linha 22 que teve sua cor modificada do Cobre para o Marrom. A inclusão da cor da Linha 16-Violeta também consta no documento.
Apesar das mudanças serem basicamente protocolares, o surgimento destes dados em um documento específico pode apontar, no mínimo, que tais projetos ainda estão de pé, apesar de não serem prioritários neste momento.
Aqui onde moro, Ribeirão Pires, a estação ainda está com as velhas placas beges. Quase certeza que é a única estação da Linha 10 que ainda não teve as placas trocadas.
Bom Dia! Na verdade Felipe, as estações da Linha 10 – Turquesa que estão com a Comunicação Visual atualizada são: Juventus-Mooca, São Caetano do Sul, Utinga, Prefeito Saladino, Capuava e Rio Grande da Serra, apenas essas 6.
Acho que me expressei mal, quando quis dizer placas não trocadas, quis dizer que estão ainda com as antigas placas bege mesmo, antiga Linha D. Aqui nem mesmo chegaram a instalar aquelas placas vermelhas.
Pelo que me lembro, essa estação é tombada pelo patrimônio publico, ou seja, não pode ser alterada, por isso até as placas não podem sofrer alteração, para manter sua originalidade.
Algumas placas podem ser alteradas sim, Rio Grande da Serra também é tombada e antigas placas referentes a antiga Linha Bege foram trocadas.
O que não pode alterar, são aquelas placas originais.
Os caras não conseguem terminar a bendita linha ouro e já lançam expectativas de mais duas outras linhas. Terminem ao menos metade do que estão em andamento e depois discutam outras prioridades. Zona sul é a mais deficitária e nem sequer há um outro projeto para tal.
Isso é péssimo. Uma linha de metrô demora pelo menos uma década em projeto. Se for esperar as que estão em obras ficarem prontas, para só depois planejar as oficinas, vamos parar no tempo.
Bom Dia Jean, tudo bem? Você pretende fazer um levantamento de todas as estações que tiveram a comunicação visual alterada? Acho que seria bacana..
BOM DIA, peço desculpa porque li muito rápido a reportagem, mas vi o indicativo da linha 18 bronze, é isso? Essa linha não foi cancelada pelo ex-governador João Dória, o Breve….
Porque a linha 18 consta nessa apresentação, sendo que ela foi cancelada?!
Vinícius, somente a nomenclatura de Linha 18 Bronze que pode ser reaproveitada para outros projetos de linhas. Mas infelizmente nunca mais como o monotrilho do ABC.
Veja a data da emissão do arquivo
Impressionante como se insiste em linhas radiais na Zona Leste, é um planejamento de transporte completamente descolado da idéia de desenvolvimento regional.
A linha 18 ali como um fantasma do passado
Gostaria de ter acesso a esse documento, como faço?
Boa tarde! A metade Leste dessa linha grafite tem um traçado semelhante ao que eu já desenhei num caderno. A diferença é que o final não passa no Pari ; depois de cortar a Penha , ela pegaria Vilã Maria com Pq. Novo Mundo e Santo Eduardo; Vilã Guilherme, vila Zilda e portuguesa Tietê até Barra Funda.
Bem que linha 21 Grafite poderia ser uma extensão da linha quatro Via Quatro/CCR (Taboão da Serra à Luz). Faria todo sentido de a CCR fizesse manifestação de interesse pela linha/extensão. Ganhariamos um corredor de transporte com integrações muito importantes.
Faria total sentido mesmo, mas acredito que a L21 como conhecemos n é mais necessária, talvez o projeto mudou completamente e não sabemos
a Celso Garcia é um grande polo comercial que atrai muita gente da região nordeste de sp. tem certeza?
Até essa linha 21 começar a ser planejada, a concessão da ViaQuatro já terá acabado, facilitando uma futura “emenda” de ambas. Seria melhor do que ter duas linhas morrendo no Centro Velho e seria mais econômico do que encontrar novos percursos para ambas – como estão fazendo nas linhas 6 e 16.